O Terço

Escolha uma das opções.

O Terço

Sinal da cruz

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oferecimento

Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Creio

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Glória ao Pai

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Pai-Nosso

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave-Maria

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Agradecimento e Salve-Rainha

Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos louvar vos saudamos:

Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre virgem Maria.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

MISTÉRIOS DA ALEGRIA (segundas e sábados)

Primeiro Mistério

Anunciação do anjo Gabriel a Virgem Maria

“Disse o Anjo a Maria: “Eis que você ficará grávida e dará a luz um filho, e lhe dará o nome de Jesus”. “Então Maria disse: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim como você disse” (Lc 1,31 e 38).

Segundo Mistério

Visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel

Nesses dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Za-carias, saudou Isabel (…) ficou plena do Espírito Santo e exclamou com voz forte: “Você é bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do seu ventre! (…) Feliz aquela que acreditou, porque será cumprido o que lhe foi dito da parte do Senhor”. “ (Lc 1,39-45).

Terceiro Mistério

Nascimento de Jesus em Belém

“Enquanto eles estavam aí, completaram-se os dias para o parto. Ela deu à luz seu filho primogênito. Envolveu-o em panos e deitou numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala” (Lc 2,6-7).

Quarto Mistério

Apresentação do Menino Jesus no Templo

“E quando se completaram os dias para a purificação deles, conforme a lei de Moisés, levaram o menino a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor”. Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: “Eis que este menino será causa de queda e reerguimento de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Quanto a você, uma espada vai atravessar sua alma. E assim serão revelados os pensamentos de muitos corações”. (Lc 2,22.34-35).

Quinto Mistério

Encontro de Jesus no Templo entre os doutores da lei

“Ao verem o menino, seus pais ficaram emocionados. Sua mãe lhe disse: “Filho, porque fizeste isso conosco? Olha que teu pai e eu estávamos angustiados te procurando”. E ele lhes disse: “Por que me procuravam? Não sabiam que devo estar ocupado com as coisas de meu Pai?’ Mas eles não compreenderam o que ele lhes tinha dito. (Lc 2,48-50).

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quintas-feiras)

Primeiro Mistério

Batismo do Senhor no Jordão

“Nesse tempo, Jesus foi da Galileia para o Jordão, ao encontro de João, para ser batizado por ele. Batizado, Jesus logo subiu da água. Eis que se abriram para ele os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele”( Mt 3, 13-16).

Segundo Mistério

Bodas de Caná

“Três dias depois houve um casamento em Caná da Galileia, e aí estava a mãe de Jesus. Também Jesus foi convidado para o casamento, junto com seus discípulos. Faltou vinho, e a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho!” Jesus respondeu: “Mulher, que temos a ver com isso? Minha hora ainda não chegou”. A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: “Façam tudo o que ele acaso disser”. Jesus disse aos que serviam: ”Encham esses jarros com água (…) e levem ao chefe da cerimônia. Quando o chefe provou da água transformada em vinho, sem saber de onde vinha”. ( Jo 2, 1-9)

Terceiro Mistério

A proclamação do Reino de Deus

“Depois que João foi preso, Jesus se dirigiu para a Galileia, pregando o evangelho de Deus. Ele dizia: “O tempo se cumpriu, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se e acreditem no evangelho”. ( Mc 1, 14-15)

Quarto Mistério

A Transfiguração de Jesus

“Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou branca e brilhante. E eis que dois homens conversavam com ele: eram Moisés e Elias, que apareceram gloriosos e falavam do êxodo dele, que aconteceria em Jerusalém” ( Lc 9, 28-31)

Quinto Mistério

Instituição da Eucaristia

“Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, abençoando, partiu e deu aos discípulos, dizendo: “Tomem, comam, isto é o meu corpo”. E, tomando um cálice e dando graças, deu a eles, dizendo: “Bebam dele todos, pois isto é o meu sangue da Aliança, que é derramado por muitos para o perdão dos pecados” ( Mt 26, 26-28).

MISTÉRIOS DA PAIXÃO DE JESUS (terças e sexta-feiras)

Primeiro Mistério

Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

“Então lhes disse: “Minha alma está em aflição de  morte. Fiquem aqui e vigiem comigo. E indo, um pouco adiante, prostrou-se com o rosto por terra e rezou: “Meu Pai, se é possível, que se afaste de mim este cálice. No entanto, não seja como eu quero, e sim como tu queres”. E, voltando para junto de seus discípulos (…) Estejam vigilantes e rezem, para não caírem em tentação. Porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26,38-39.41).

Segundo Mistério

Flagelação de Jesus

Disse Pilatos: “Vocês me trouxeram este homem como um agitador do povo. Pois bem, eu o interroguei diante de vocês e não encontrei neste homem nenhum dos crimes de que vocês o acusam. (…) Como podem ver, ele não fez nada que mereça a morte. Por isso, vou castiga-lo e depois soltarei. Começaram então a gritar todos juntos: Morra este homem! Solte para nos Barrabás!’ “ “Pilatos então tomou a Jesus e o mandou flagelar” (Lc 23,14.15).

Terceiro Mistério

Coroação de espinhos de Jesus

“Os soldados traçaram uma coroa de es¬pinhos e a puseram na cabeça de Jesus. Colocaram nele um manto vermelho, iam ao seu encontro e diziam: “Salve, rei dos judeus!” E lhe davam bofetadas” (Jo 19,2-3).

Quarto Mistério

Subida dolorosa do Calvário

“Depois de caçoarem dele, tiram-lhe o manto vermelho e o vestiram com suas próprias roupas. E o levaram para crucificar.” ( Mt 27,31).

Quinto Mistério

Crucificação e morte de Jesus

“Então eles pegaram Jesus, que saiu carregando a cruz, rumo ao chamado “lugar da Caveira”. Foi aí que crucificaram onde o crucificaram Jesus; e com ele outros dois homens, um de cada lado, e Jesus no meio”. “Quando Jesus viu sua mãe e, ao lado dela, o discípulo a que ele amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis o teu filho”. Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí a sua mãe”. Quando ele tomou o vinagre, disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça entregou o espírito”  (Jo 19,16b-30).

MISTÉRIOS GLORIOSOS (quarta-feiras e domingos)

Primerio Mistério

Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

“O anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Porque eu sei que estão procurando Jesus, o Crucificado. Ele não está aqui, pois ressuscitou, como ha­via dito (…)”. “E vão depressa dizer aos seus discípulos: ‘Ele ressuscitou dos mortos! Eis que ele caminha a frente de vocês para a Galileia. Aí vocês o verão’ (Mt 28,5-7).

Segundo Mistério

A ascensão gloriosa de Jesus ao céu

“ Então Jesus  os levou para fora da cidade, até  Betânia. “E, erguendo as mãos, abençoou. E, enquanto os abençoava, afastou-se deles e era elevado ao céu. Eles ficaram ajoelhados diante dele, e depois voltaram a Jerusalém com grande alegria”. (Lc 24,50-52).

Terceiro Mistério

Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos

“Quando chegou o dia de Pentecostes, todos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como vento muito forte, eencheu a casa toda onde eles estavam. E apareceram línguas de fogo repartindo-se, e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes permitia falar” (At 2,1-4).

Quarto Mistério

Assunção de Nossa Senhora ao céu

“A gloriosa assunção de Maria ao céu é a festa do seu destino de plenitude e de felici­dade, da glorificação de sua alma imaculada e de seu corpo virginal, bem como de sua per­feita configuração com o Cristo ressuscitado” (Paulo VI).

Quinto Mistério

Coroação de Nossa Senhora no céu

“Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12, 1)