Notícias

19/02/2015

Quaresma: Campanha da Fraternidade é um caminho para o crescimento do cristão

Por Centro Vocacional

A reflexão no período quaresmal é um convite à conversão e à reconciliação.

papa02

Nesta quarta-feira de cinzas, 18, iniciou no mundo o período quaresmal para os católicos, momento marcado pela conversão e pelo convite à reconciliação. No Brasil, este tempo é marcado pela reflexão de um assunto social, proposto pela Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e como lema: “Eu vim para servir”, texto retirado do Evangelho de Marcos 10,45.

A Campanha da Fraternidade é uma ação realizada pela Igreja Católica no Brasil, sempre no período da Quaresma. O objetivo dela é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve o povo, trazendo meios de reflexão para a sua resolução. Os temas são diversos e a cada ano é escolhido um novo; cada proposta temática apresenta um convite à transformação social, e o lema explicita em que direção a reflexão deve seguir. A Campanha é coordenada e motivada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, são as exigências centrais do Evangelho. E é neste intuito que os cristãos católicos são convidados a refletir. É uma renovação da consciência, uma recordação da responsabilidade de todos, como Igreja, pela promoção da vida humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária. A Campanha terá o seu encerramento no Domingo de Ramos e Paixão do Senhor, dia 29 de março.