Blog

15/10/2016

Dia do professor

Por Centro Vocacional

school-79612_960_720

Dentro do calendário de datas comemorativas, uma das datas mais importantes é o Dia do professor, que é celebrada no dia 15 de outubro. Nesse dia, dedicamos nossa homenagem aos verdadeiros responsáveis pelo desenvolvimento da educação e transformação do nosso país, os professores. Esses profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário merecem o nosso respeito, o nosso carinho, a nossa homenagem.

Como bem sabemos o professor é uma das profissões mais importantes do mundo, afinal, sem ela a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão desses pelas pessoas seriam praticamente impossíveis. O grande problema é que os professores vêm enfrentando dificuldades por conta da desvalorização de seus trabalhos. Ainda que seja uma das profissões mais almejadas pela sociedade, esses profissionais enfrentam enormes desafios no exercício de sua missão, dentre eles, os salários baixos, salas superlotadas e o desrespeito de alguns alunos.

Esse cenário reflete diretamente no baixo interesse dos jovens estudantes em seguirem a profissão de professor. Além disso, soma-se a esses fatores o fato de que, na maioria das vezes, as famílias transferem para a escola o papel que deveria ser realizado pelos pais. Apesar de todos esses desafios e barreiras, a profissão do professor é bastante importante e oferece uma grande ocasião para que as pessoas não só acumulem saberes, mas também criem oportunidades para que outros possam beber da fonte do saber que edifica e transforma o ser humano em todas as suas dimensões.

Querido professor, muito obrigado pela dedicação, paciência, companheirismo e ousadia. Obrigado por acreditar no saber e nos ajudar a construir um novo amanhã. Obrigado por acreditar que não és mais um professor que está chegando para fazer números, mas sim aquele que está para ser um mestre na arte de educar e formar os nossos jovens; ser um mestre para criativizar e dinamizar a sala de aula. Obrigado por dedicar a sua vida ao ensino. Obrigado por ter o prazer de espalhar por todos os cantos da terra, a cultura, a informação. Obrigado por estar sempre presente conosco e nos ajudar a crescer um pouquinho a cada dia. Feliz Dia do Professor. Por tudo isso, rezemos:

“Ó Divino Espírito Santo, abençoai e protegei todos os professores. A eles confiastes a missão de educar. Com bom exemplo e sábias palavras eles espalham as sementes do bem, o gosto pela vida e a esperança de um mundo melhor. Vinde em socorro de suas necessidades materiais e espirituais. Nas horas de aborrecimento, sustentai-os com Vossa força. Dai-lhes paciência e perseverança em sua valiosa obra educativa. Ó Espírito de sabedoria, iluminai a mente e o coração dos nossos professores, a fim de que sejam apoio seguro e luz verdadeira a orientar-nos pelos caminhos da vida”.