Blog

09/06/2017

Viva sua esperança e a irradie a todos ao seu redor

Por Saulo Lima, Seminarista Paulino

Estamos passando por um período de crise! Frase tão utilizada e difundida tanto popularmente como nos grandes veículos midiáticos, mas afinal o que é “crise”? Uma única palavra com vários significados, o que empregamos para descrever o momento histórico em que vivemos é um estado de incerteza, vacilação ou declínio. Combina não só com a realidade de nossa sociedade, mas a tantos outros aspectos presentes na atualidade. Para além da crise política, temos a crise moral que a corrupção pressupõe; a social, com as desigualdades tão conhecidas; a humanitária, com um dos maiores fluxos migratórios da história; e, para além de tudo isso, temos a crise existencial que afeta de modo diferente cada indivíduo.

Contudo, não é esse um cenário para desespero e acomodação. Pelo contrário! Esse é o momento, o principal e crucial, que marca a trajetória de todas as pessoas, positiva ou negativamente, dependendo de suas decisões. Na medicina a palavra “crise” é utilizada também para descrever o momento que define a evolução de uma doença, para melhor ou para pior, e é exatamente isso que devemos ter em mente. De fato é difícil seguir em frente quando uma correnteza nos puxa para trás, mas é a realização que nos aguarda ao subir o rio que deve impulsionar cada uma de nossas braçadas.

Cada crise representa uma barreira; cada barreira, uma dificuldade e cada dificuldade, uma oportunidade! Sim, uma oportunidade. Porque tais momentos representam eminentes mudanças, e a escolha delas está em nossas mãos; escolher é a mais profunda possibilidade que Deus nos deu. “Escolhe, pois, a vida”, o convite presente no Deuteronômio é claro, somos chamados à vida e à vida em plenitude, não devemos nos resignar a sobreviver nos momentos turbulentos, devemos nos impor, mostrar a nossa força, a nossa resiliência, mudar caso necessário, mas nunca abandonarmos a nossa vocação primeira à vida. O nome dessa garra, desse ato de não sucumbir diante das dificuldades, apresento tomando as palavras do Papa Francisco: “E não deixem que lhes roubem a esperança! Entenderam? Sempre com a esperança e sempre para frente”.

Viva sua esperança e a irradie a todos ao seu redor. A verdadeira esperança é capaz de conferir sentido à alma mais perdida; essa é a chave para nossas vidas, ESPERANÇA.

,