Blog

04/09/2018

70 anos do falecimento do frei André Maria Borello

Por Felipe Borges, Seminarista Paulino

Hoje, 4 de setembro, em comunhão com os Padres e Irmãos Paulinos e toda a Família Paulina, celebramos os 70 anos do falecimento do Discípulo do Divino Mestre frei André Maria Borello e queremos apresentar sua breve biografia:

Ricardo (seu nome de batismo) nasceu em Mango, perto de Alba, Itália em 8 de março de 1916, durante o período da primeira guerra mundial, e sofreu as consequências disso ficando órfão de pai, sem casa e dinheiro. Sua mãe Margarida, primeira catequista, muito trabalhadora e religiosa. Em 1926 recebe o sacramento da crisma, pelas mãos do bispo de Alba, dom Francisco Re. Dez anos mais tarde, após ter perdido sua mãe durante a segunda guerra, lendo a biografia do Venerável Majorino Vigolungo, exatamente aos vinte anos ingressa na Pia Sociedade de São Paulo em Alba (a casa mãe), com a intenção de fazer de sua viva uma oferta viva para glória de Deus e paz das pessoas. Iniciou trabalhando como todos os aspirantes Paulinos, “pequenos apóstolos” no roçado mais feliz por colaborar no “campo do Senhor”, tendo por primeiro superior o Padre Timóteo Giaccardo. Teve a oportunidade de conhecer, durante um retiro espiritual, o primeiro mestre o Padre Tiago Alberione. Na festa de São José, em 1937, recebeu o hábito religioso. Fez o noviciado na comunidade de Roma onde exercia seu apostolado na rotativa onde são impressos La Domenica Ilustrata, Il Giornalino. Aos domingos visitava paróquias para divulgar as publicações paulinas e exortava aos companheiros: ‘Devemos também rezar por estes nossos leitores para que o Senhor lhes abra a mente e o coração’ e ainda: ‘De que vale nossos irmãos escreverem e imprimirem se ninguém se sacrifica um pouco para divulgar o que eles produziram. Durante os momentos de oração mostrava intensa piedade e amor à eucaristia, no apostolado total dedicação, na vida comunitária companheirismo, gentileza e quando preciso dava conselhos aos colegas. Em 7 de outubro de 1938, na presença do fundador emitia os votos perpétuos adotando o novo nome: André, como o apóstolo irmão de São Pedro, e Maria, em honra a Nossa Senhora. Voltando à casa mãe de Alba assume a sapataria, trabalho que exerceu com profunda humildade e disposição até o fim de sua vida, como ajudava na tipografia e conseguindo assinaturas aos periódicos nas horas livres. Este fiel discípulo do Divino Mestre veio a partir em 4 de setembro de 1948, aos 32 anos vítima de uma tuberculose, com os olhos fixos num quadro de Nossa Senhora. No mesmo instante de sua partida, o som do sino da casa de Sanfré fez estremecer a comunidade às 2:30 horas. Um engano? Não se sabe, nem tem explicação. Deixou sua mensagem aos irmãos da congregação: “Amemo-nos uns aos outros. Adeus e até o céu”.

Padre Alberione assim escreveu: “Na luz de São José, o irmão André Maria Borello teve pressa de moldar toda a sua vida com piedade reparadora, com habitual recolhimento e silêncio, com serena docilidade na participação generosa no apostolado mediante a técnica e a propaganda, com permanente busca de perfeição do Paulino. No leito de morte, renovou a oferta de sua vida para fidelidade de todos os chamados”.

Irmão André Borello é modelo para todos os que consagram sua vida ao apostolado da comunicação social como Discípulos do Divino Mestre, A 3 de março de 1990 João Paulo II assinou o Decreto que reconhece sua heroicidade.

Frases do Frei Borello:

Um amigo um dia lhe diz: “Veja alguns irmãos partem para missão, e você o que faz?” Ele responde: “Preparo carne fresca para quando voltarem cansados”.

Respondendo a um companheiro que se lamenta dos costumes romanos: “Também Nossa Senhora teve de acostumar-se com mudanças. Ela não viveu somente em Nazaré. Assim nós antes em Alba, agora em Roma… Tanto aqui como lá estaremos sempre na congregação”.

Durante os trabalhos descarregando um vagão: “Coragem! No paraíso não haverá mais vagões para descarregar”.

“Basta ter fé e nunca faltará nada”.

“Não importa ser isto ou aquilo: salva mais almas quem for mais santo”.

“São pequeninas as coisas que nos fazem ganhar o Paraíso”.

Se referindo ao estudo: “Quanto mais aprendemos tanto mais amamos o Senhor que se manifesta nas suas obras,tanto melhor realizamos o nosso apostolado”.

“Quanto mais peço o Deus luzes para compreender sua palavra, tanto mais a compreendo e sinto que a amo”.

“É preciso ser honesto também no jogo. Não é preciso trair os colegas de time”.

“Sempre à frente olhando para o céu”.

“Melhor morrer do que trair”.

ORAÇÃO

Ó Deus, para comunicar ao mundo teu amor de Pai, enviastes à terra teu Filho único Jesus Cristo, e o constituíste Mestre Caminho Verdade e Vida da humanidade. Por intercessão de teu fiel discípulo o venerável Irmão André Maria Borello, faze que os instrumentos de comunicação social: imprensa, cinema, rádio, televisão, vídeo, internet e todos os audiovisuais sejam sempre empregados para a tua glória e para a elevação humana e espiritual das pessoas e da sociedade.

Pelo sacrifício da vida ainda jovem do teu servo Borello, multiplica na Igreja e no mundo os sacerdotes, religiosos e leigos, que se consagram a este multiforme apostolado e inspira todas pessoas de boa vontade a cooperar com oração, ação e meios econômicos, a fim de que, com esses poderosos meios a Igreja proclame o Evangelho a todos os povos. Glorifica este fiel discípulo, e por sua intercessão concede-nos a graça que agora te pedimos (pedir a graça). Glória ao Pai…