Blog

04/10/2016

A missão começa na família

Por Centro Vocacional

img_0433Outubro, mês das missões. Sabemos que nesse período a Igreja do Brasil realiza a mobilização para a Campanha Missionária. Temos a plena consciência de que esse trabalho é muito importante para sensibilizar e despertar as vocações missionárias. É bonito ver que muitos jovens abraçam missões importantes, dão a volta ao mundo, atravessando céus e mares, mostrando que ser missionário é tocar o chão da história, abrindo-se ao outro por amor.

Mas também é importante aproveitar esse momento para falar da vocação e da missão da família na Igreja e no mundo. A família é o lugar privilegiado de onde saem os verdadeiros missionários sem fronteiras, homens e mulheres que não medem esforços para anunciar o Evangelho em realidades tão difíceis. Com isso descobrimos que o amor ao Evangelho, ao trabalho, o olhar atento para as questões sociais são valores que aprendemos com os nossos pais.

Os pais são os nossos primeiros catequistas, professores, teólogos, doutores. Por seu exemplo, eles nos ensinaram que só há missão quando a gente ama, respeita e cuida das pessoas. A família é o lugar onde se forma a personalidade e o caráter de todos aqueles que saem de suas casas para ajudar em outras realidades.

Compreendemos que é preciso animar as crianças, os jovens, os adultos, para que vivam a missão em suas respectivas realidades, não somente no âmbito pessoal, como também no profissional, na comunidade e na família. Todos nós somos chamados a ser missionários e a viver como missionários, mas essa missão tem que partir da família e deve nos mergulhar na vida de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida.

Rezemos para que os pais saibam tornar a família um ambiente favorável à vivência do diálogo, do respeito, do amor e do encontro pessoal com Jesus Cristo, que é o rosto da misericórdia do Pai. Que Maria, Rainha dos Apóstolos e nossa querida Mãe, fortaleça, acompanhe, guie e anime todas as famílias a nunca perderem o fogo missionário de serem “sal da terra e luz do mundo”.