Família Paulina

A Família Paulina, ao redor do mundo, tem por missão dar continuidade a missão do Beato Tiago Alberione. As fundações iniciadas por ele, carregam como herança a razão e o espírito de São Paulo. Tudo aquilo que é realizado pelos Padres e Irmãos Paulinos, Paulinas, Discípulas, Pastorinhas, Apostolinas, Cooperadores Paulinos e pelos Institutos das Anuciatinas, Gabrielinos, Santa Família e Jesus Sacerdote é marcadamente comunicação que ganha contornos próprios segundo a especificidade de cada carisma. Esta comunicação é, também, pregação legítima da Palavra de Deus.

É presente em Alberione que seus filhos, filhas e colaboradores não deveriam temer o tempo presente – pois este é sempre o tempo favorável -, mas se servir dele e de suas dádivas em favor do próprio ser humano. Tudo que Alberione viveu e deixou é caminho que leva à plena configuração com Deus. Há muitos caminhos pelos quais se pode chegar à santidade, Alberione dá testemunho ao mundo que gastar a vida anunciado o Evangelho através dos meios de comunicação é um deles. Que toda a Família Paulina comunique e esteja, então, a serviço da verdade e da vida.

UMA FAMÍLIA VIVENDO SOB A ORIENTAÇÃO DO MESTRE, DE SÃO PAULO E MARIA, RAINHA DOS APÓSTOLOS

Como o Fundador a idealizou

O padre Alberione pensou em nossas congregações e institutos sempre e somente em termos de FAMÍLIA. Uma só família, perante Deus e a Igreja. Com ministérios diferentes, mas animada por um mesmo espírito: o de são Paulo.

Compreendeu que um “ramo” só não poderia representar totalmente o apóstolo Paulo, em todas as suas facetas. Por isso, quis vários “ramos”, para que fossem, com seus carismas e serviços, a presença de são Paulo hoje: o missionário do Evangelho, o homem de oração profunda, o fundador e animador de comunidades, o suscitador e formador de discípulos de Cristo.

Em abril de 1960, por ocasião do I Encontro Paulino Internacional, delineou-se os traços característicos de cada congregação, dentro dessa única Família:

  1. A PIA SOCIEDADE DE SÃO PAULO (Paulinos), é como a mãe dos demais institutos. Enquanto realiza sua missão específica, deve alimentar neles o espírito paulino.
  2. AS FILHAS DE SÃO PAULO (Paulinas), têm a mesma finalidade dos paulinos. Colaboram com eles numa mesma missão apostólica.
  3. AS PIAS DISCÍPULAS DO DIVINO MESTRE têm um tríplice apostolado: o eucarístico, o serviço sacerdotal e o litúrgico.
  4. AS IRMÃS DE JESUS BOM PASTOR (Pastorinhas), cooperam na pastoral paroquial e diocesana. Levam o espírito paulino às comunidades em que realizam sua missão.
  5. AS IRMÃS DO INSTITUTO RAINHA DOS APÓSTOLOS (Apostolinas), têm como finalidade a promoção vocacional. Seu lema sintetiza sua missão: todas as vocações para todos os apostolados.
  6. O INSTITUTO JESUS SACERDOTE, agregado à Família Paulina, destina-se aos sacerdotes diocesanos.
  7. O INSTITUTO SÃO GABRIEL ARCANJO (Gabrielinos), para leigos, homens, que exercem sua missão no meio da sociedade, usando dos meios que têm ao seu alcance.
  8. O INSTITUTO NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO (Anunciatinas), para mulheres que se consagram a Deus, realizando sua missão no ambiente em que vivem.
  9. O INSTITUTO SANTA FAMÍLIA é constituído por casais que se consagram a Deus em sua condição de casados. Dedicam-se ao apostolado, na linha paulina. Nasceu no mesmo dia da morte do Fundador, sobre as bases traçados por ele.
  10. A UNIÃO DOS COOPERADORES (Movimento Paulino de Leigos) destina-se a toda classe de pessoas que se comprometem a viver a mesma vida paulina, no meio do mundo. Cooperam pela oração, pela ação e por vários tipos de colaboração.

Nota: No Brasil, a Família Paulina se faz presente em sua totalidade: Paulinos, Paulinas, Pastorinhas, Discípulas do Divino Mestre, Apostolinas, Instituto Jesus Sacerdote, Gabrielinos, Anunciatinas, Instituto Santa Família e os Cooperadores Paulinos.