Instituto Nossa Senhora da Anunciação

Anunciatinas

As “Anunciatinas” são leigas consagradas a Deus com a profissão dos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência. Vivem e cumprem a missão no ambiente familiar, estudo e trabalho. Procuram moldar a vida no exemplo de Maria de Nazaré, a Virgem da Anunciação. Na simplicidade da vida quotidiana, Maria acolheu Jesus para doá-lo ao mundo. A exemplo de Maria, as Anunciatinas colocam a própria vida ao serviço do Evangelho. Sua missão consiste em “representar Maria hoje diante de todos” (Beato Tiago Alberione).

“Exteriormente, nada de particular, nem mesmo traje especial. A vantagem da consagração delas é viver vida de perfeição e santidade, em qualquer ambiente: em casa, no escritório, na fábrica, na família, na escola… Agem na sociedade sem ser notadas, também onde padres e religiosas teriam dificuldade para entrar… Vivem no mundo, exercitam a missão no mundo, mas não pertencem ao mundo. Vivem no mundo, mas não são do mundo” (Beato Tiago Alberione).

Finalidade dos Institutos é a glória de Deus, a santificação dos membros e da missão. Para isso buscam força e luz na Palavra de Deus e na Eucaristia: pautando a própria vida pela oração, sofrimento, vida interior, bom exemplo. Enfim, fazendo do próprio viver um contínuo apostolado. Por isso, tudo para elas é evangelização. Conforme o lema do Beato Tiago Alberione: “Vossa paróquia é o mundo… Formar um coração grande, coração Paulino que abrange todas as nações e cada uma das pessoas”.

A exemplo de Maria, as Anunciatinas querem servir à verdade, viver o amor e anunciar Jesus com o sentimento de São Paulo apóstolo. Por isso tornam-se promotoras de livrarias e outros centros de difusão: com livros, cds, filmes e outros meios do progresso técnico. Procuram incentivar emissoras de rádio e televisão. Tudo para a missão! Sensibilizam os fiéis a manter e incrementar as iniciativas promovidas pela Igreja na comunicação social. Promovem a difusão da Bíblia, a leitura do Evangelho em família, a participação ativa na liturgia, o estudo sistemático da fé, a recitação do Santo Rosário em família. O Instituto está presente em 17 países, e conta hoje com mais de 600 membros.