Notícias

14/08/2018

Padres e Irmãos Paulinos realizam Estágio Vocacional em Belém, PA

Por Pe. Roni Hernandes, ssp

Entre os dias 10 a 12 de agosto, os Padres e Irmãos Paulinos, realizaram na Casa de Retiro e Formação “Monte Tabor”, Belém, PA, o Estágio Vocacional com a presença de 9 (nove) jovens oriundos de várias cidades do Estado do Pará. São eles: Eduardo Dias Macial, 19, Belém; Matheus Pinheiros Alves, 19, Cametá; José Wanderson da Silva Pinheiro, Belém; Paulo Cezar Oliveira Machado, 22, Ananindeua; Matheus Pinheiros Alves, 19, Cametá; Railson Cézar Corrêa Ferreira, 17, Santo Antônio do Tauá; Renilson Assunção da Silva, 25, Cachoeira do Arari; Rodrigo Costa Alho, 17, Cametá; Tiago Alfaia, 16, Cametá; Wando William Silva Lisboa, 35, Bragança.

Foram cinco dias de intensa reflexão, palestras, estudos, lazer, orações e partilha da vida. Durante os dias do encontro, Pe. Roni Hernandes, animador vocacional dos Padres e Irmãos Paulinos, realizou conversas pessoais para conhecer um pouco mais dos jovens. Em cada conversa, buscou-se aprofundar as motivações vocacionais, ou seja, as razões sempre mais verdadeiras para assumir a própria vocação dentro de um carisma religioso. Outro momento significativo do encontro foram os testes realizados que tinham por finalidade fazer um levantamento da situação cultural de cada jovem, nas diversas áreas de língua portuguesa (redação, gramática e interpretação de texto), nos aspectos eclesiásticos e religiosos.

Para a realização do Estágio Vocacional, Pe. Roni Hernandes, contou com a ajuda de duas irmãs para ajudar nas palestras: Irmã Ana Tavares, fsp; Irmã Viviane Santos Cartágenes, comunidade CAJU. Os temas trabalhados no Estágio Vocacional procuraram ajudar os jovens no discernimento da vocação do religioso paulino, despertando-os para a missão de evangelizar com os meios de comunicação social. No último dia do encontro, houve uma manhã de espiritualidade à luz do Apóstolo Paulo, quando os jovens puderam viver com mais intensidade a dimensão da oração.

Nosso agradecimento a Deus pelos jovens que marcaram presença no Estágio Vocacional, bem como da Casa de Retiros “Monte Tabor”, que nos acolheu em sua estrutura e possibilitou que tudo corresse bem. No mais, que Maria, Rainha dos Apóstolos, mãe de todas as vocações, nos anime, encoraje, acompanhe e nos abençoe em nossa vida e missão paulina.