Notícias

16/11/2017

Padres e Irmãos Paulinos realizam Estágio Vocacional em Campinas, SP

Por Animação Vocacional

Entre os dias 11 a 15 de novembro, foi realizado na Comunidade Formativa dos Padres e Irmãos Paulinos, Campinas, SP, o Estágio Vocacional, com a presença de nove jovens oriundos de várias regiões do Brasil. São eles: Aldreson Almeida de Oliveira, Oriximiná, PA; Ednoel Ribeiro de Amorim, Piracuruca, PI; Felipe Batista Viana, Santarém, PA; Felipe Borges dos Santos, Feira de Santana, BA; Flávio Aparecido Cândido Ferreira, São Paulo, SP; João Paulo Batista de Macena, Caruaru, PE; Marcos Antônio José da Silva, Comodoro, MT; Pedro de Oliveira Lima, Arapiraca, AL; Tiago Henrique Peluso dos Santos, Cotia, SP.

Foram cinco dias de intensa reflexão, palestras, estudos, lazer, orações e partilha da vida. Durante os dias do encontro, foram realizadas conversas pessoais para conhecer um pouco mais dos jovens. Em cada conversa, buscou-se aprofundar as motivações vocacionais, ou seja, as razões sempre mais verdadeiras para assumir a própria vocação dentro de um carisma religioso. Outro momento significativo do encontro foram os testes realizados que tinham por finalidade fazer um levantamento da situação cultural de cada jovem, nas diversas áreas de língua portuguesa (redação, gramática e interpretação de texto), nos aspectos eclesiásticos e religiosos.

Como ninguém faz nada com eficácia sozinho, para a realização do Estágio Vocacional foi constituída uma equipe para ajudar com as palestras. Além do Animador Vocacional Provincial, Pe. Roni Hernandes, contou-se também com a presença do Pe. Antônio da Silva, ssp; Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima, ssp; Pe. José Erivaldo Dantas, ssp; Pe. José Carlos de Freitas Júnior, ssp; Pe. Paulo Sérgio Bazaglia, ssp; os seminaristas Daniel Alves de Almeida e Paulo Henrique Bezerra. Além disso, os vocacionados também contaram com a participação da psicóloga Dra. Thais Antunes, e da nutricionista Dra. Danira Passos Clemente.

Os temas trabalhados no Estágio Vocacional procuraram ajudar os jovens no discernimento da vocação paulina, despertando-os para a missão de evangelizar com os meios de comunicação social. No último dia do encontro, houve uma manhã de espiritualidade, quando os jovens puderam viver com mais intensidade a dimensão da oração. O encontro terminou com uma missa vocacional presidida pelo Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima, ssp, e concelebrada pelos padres: Claudinei José Batista, José Carlos de Freitas Júnior, José Erivaldo Dantas e Roni Hernandes. Nosso agradecimento a Deus pelos jovens que marcaram presença no Estágio Vocacional, bem como a casa formativa de Campinas, em sua estrutura, que nos possibilitou que tudo corresse bem.

Jovem, você que nos acompanha através das redes sociais, da Vitrine Vocacional, dos eventos vocacionais, das livrarias Paulus, se você sente no coração que também foi chamado para atuar nesta missão de evangelizar na cultura da comunicação, em nossa congregação há um lugar para você. Entre em contato conosco. Marque uma visita vocacional em nosso seminário, venha participar dos nossos encontros vocacionais que acontecem em todas as regiões do Brasil e são abertos para todos os jovens do Ensino Médio e do Ensino Superior. Será uma alegria imensa recebê-los em nosso meio. No mais, que Maria, Rainha dos Apóstolos, mãe de todas as vocações, nos anime, encoraje, acompanhe e nos abençoe em nossa vida e missão paulina.