Notícias

20/11/2018

Padres e Irmãos Paulinos realizam Estágio Vocacional em São Paulo, SP

Por Pe. Roni Hernandes, ssp, Animador Vocacional

Sabemos que o crescimento de qualquer instituição religiosa depende, sem dúvida alguma, daquelas pessoas que se apaixonam pelo seu carisma e que trazem no coração o desejo de doar a proporia vida pela causa do evangelho, segundo o carisma específico que o instituto possui. Neste sentido, foi realizado, de 16 a 18 de novembro de 2018, no Seminário dos Padres e Irmãos Paulinos, Rodovia Raposo Tavares, São Paulo, SP, o Estágio Vocacional com o seguinte tema: “Jovem, coragem! Levanta-te, Jesus te chama para anunciar o evangelho na cultura da comunicação”.

O encontro contou com a participação de 12 jovens oriundos das regiões centro-oeste, norte, sudeste e sul. São eles: Bruno Raimundo Rosa Neto, 22 anos, Lagoa Santa MG; Douglas Alves dos Santos, 24 anos, Patrocínio, MG; Hiago Arruda Manoel, 25 anos, Rondonópolis, MT; João Guilherme Carini da Silva Fonseca, 21 anos, São Paulo, SP; Luis Fernando Barbosa Cunha, 18 anos, Brasília, DF; Paulo Cezar Oliveira Machado, 22 anos, Ananindeua, PA; Pedro Pereira Pessoa, 32 anos, São Paulo, SP; Rodrigo Dias Martins, 26 anos, Jundiaí, SP; Ronaldo Leitão Rocha, 23 anos, São Paulo, SP; Virgílio de Lima Carvalho, 28 anos, Alpinópolis, MG; Vitor Ferreira Menezes, 21 anos, Rio Verde, GO; William Marcelo Cardozo Lau, 19 anos, Irati, PR.

Foram três dias de intensa reflexão, palestras, estudos, lazer e orações. O encontro propriamente dito começou na sexta-feira, dia 16 de novembro, porém, já no dia 15, quinta-feira, às 18h15min, o provincial dos Padres e Irmãos Paulinos do Brasil, Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp, presidiu uma missa para os vocacionados, e aproveitou o momento para deixar uma mensagem de encorajamento para os jovens. No decorrer dos dias do Estágio Vocacional, Pe. José Carlos de Freitas Júnior, ssp, Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima, ssp, Pe. Roni Hernandes, ssp, realizaram conversas pessoais com os jovens a fim de encontrar razões mais verdadeiras para assumir a própria vocação dentro de um carisma religioso. Outro momento significativo deste encontro foram os testes realizados com os vocacionados. Os testes tinham por finalidade fazer um levantamento mais concreto da situação cultural de cada jovem nos seguintes campos temáticos: língua portuguesa, conhecimentos eclesiásticos e religiosos, conhecimentos gerais e redação.

Como ninguém faz nada sozinho, Pe. Roni Hernandes, ssp, animador vocacional, organizou uma equipe para ajudá-lo durante os dias do Estágio Vocacional: Pe. José Carlos de Freitas Júnior, ssp; Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima, ssp; Pe. Zolferino Tonon, ssp; e os seminaristas Eligelson Lima Barroso e Paulo Henrique Bezerra. Os jovens encontristas também contaram com a participação da Irmã Marilez Furlanetto, pddm, que trabalhou os seguintes temas: senso de pertença, senso da alteridade e diversidade, gratidão e generosidade, responsabilidade, autoconhecimento, autoestima, postura ética, comunicação, perdão e a vida ancorada na fé. Os temas desenvolvidos no Estágio Vocacional procuraram ajudar os jovens no discernimento pessoal e, ao mesmo tempo, para uma compreensão mais aprofundada da espiritualidade e missão dos Padres e Irmãos Paulinos.

No dia 18 de novembro, domingo, os jovens tiveram uma manhã de espiritualidade orientada pelo Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima, ssp, momento no qual os vocacionados puderam vivenciar com mais intensidade a dimensão da oração, acompanhada do texto do jovem rico, Mt 19,16-30. O Estágio Vocacional terminou com a missa presidida pelo Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima, ssp, na qual recordou aos jovens a importância de ser coerente para dar uma resposta sincera e autêntica ao chamado de Deus. No mais, nosso sincero agradecimento aos jovens que marcaram presença no encontro, bem como àqueles que colaboraram com este Estágio Vocacional, das mais diferentes maneiras, seja por meio de palestras, acompanhamentos, seja pela celebração ou convivência.

Jovem, se você quer também um dia participar de nossos períodos de convivência, entre em contato conosco: centrovocacional@paulinos.org.br ou pelos seguintes telefones: 11 3789-4009 | 11 94815-2933. É importante ressaltar que os encontros vocacionais são realizados em diversas regiões do Brasil e são abertos para todos os jovens que estão cursando Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Caso você se identifique com a missão dos Padres e Irmãos Paulinos, venha nos visitar, será uma alegria imensa recebê-lo em nossa casa.