Notícias

23/02/2015

Papa Francisco realiza retiro espiritual na casa dos Paulinos

Por Centro Vocacional

Seguindo o costume quaresmal de penitência e conversão, o Santo Padre e os membros da Cúria romana realizam, durante esta semana, os seus exercícios espirituais.

 paparet

Papa Francisco, juntamente com os membros da Cúria romana, iniciaram ontem, 22, em Ariccia, a 40 km de Roma, os seus exercícios espirituais, visando melhor preparação para esta Quaresma. O lugar escolhido para a realização deste retiro foi a casa Divino Mestre, espaço pertencente aos Padres e Irmãos Paulinos, reservado para a reflexão e oração.

O retiro, ou exercícios espirituais, é uma das maneiras de colocar-se em oração e compreender melhor o tempo quaresmal, que convida a todos buscar a conversão; é realizado anualmente e tem temas variados. O retiro teve início às 18h no horário em Roma, ou seja, às 14h de Brasília, com a Adoração Eucarística e a oração das vésperas, oração rezada no período da tarde por todos os sacerdotes e religiosos. A recepção do Papa Francisco foi feita pelo novo Superior Geral da Pia Sociedade de São Paulo, o Padre Valdir José de Castro.

As reflexões dos exercícios espirituais serão conduzidas pelo Frei Bruno Secondin, carmelita, o tema de reflexão é “Servidores e profetas do Deus vivo”, uma meditação pastoral sobre o livro do profeta Elias.

Como no ano passado, os exercícios espirituais da Quaresma estão sendo realizados fora do Vaticano. Esta é a segunda vez que o Pontífice optou por fazer o retiro na casa Divino Mestre, o que segue uma tradição jesuíta, ordem religiosa à qual Francisco pertence, de se afastar do lugar de trabalho ou de residência; a primeira vez foi em março do ano passado.

O exercícios espirituais terminarão no próximo dia 27.