Notícias

13/09/2017

PAULUS promove a 1ª Semana Bíblica na FAPCOM

Por Imprensa Paulus

Evento trará especialistas na área de estudos bíblicos, exposições, sarau de poesia e um pocket show com acantora e escritora Karla Fioravante

Entre os dias 18 e 23 de setembro, das 19h às 21h, sob a organização do Centro Bíblico PAULUS, a FAPCOM – Faculdade PAULUS de Comunicação abre as portas para a 1ª Semana Bíblica na instituição. O encontro tem por objetivo contribuir para ampliar as reflexões sobre a Bíblia, seguindo a proposta da CNBB, que neste ano sugere a leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, com o tema “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e o lema “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida.” (1Ts 2,8).

Com workshops ministrados por especialistas na área de estudos bíblicos, o evento abordará diversos tópicos sobre o tema, a fim de ser um estímulo para a vivência na Palavra de Deus. Durante o evento, os participantes também terão a oportunidade de visitar uma exposição com enorme variedade de papéis, capas, encadernações e fontes utilizados em diversas edições de Bíblias impressas – como, por exemplo, o primeiro Evangelho produzido no Brasil, em 1931. A exposição estará aberta para visitação de 4 a 23 de setembro. Além disso, estarão à venda as edições e versões da Sagrada Escritura editadas e lançadas pela PAULUS Editora, referência no Brasil em publicação de Bíblias.

Para dar início à programação, no dia 18, das 19h às 21h, Jonas Machado, professor e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, presidirá o workshop Curiosidades Bíblicas, com a finalidade de ajudar a elucidar como a Bíblia chegou até os leitores.

Já no dia 19, Sebastiana Maria Silva Nogueira, mestra e doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, apresenta As cartas de Paulo a partir dos Tessalonicenses. Este workshop introduz o estudo das cartas de Paulo a partir da correspondência aos Tessalonicenses, procurando situá-las no contexto histórico, cultural e político da época.

No dia 20, em Breve Introdução ao Novo Testamento (Evangelhos e Atos dos Apóstolos), a pastora metodista e membro da Associação Brasileira de pesquisa Bíblica Suely Xavier dos Santos reflete sobre o conteúdo e situações de vida dos textos do Novo Testamento (NT), especialmente dos Evangelhos Sinópticos e Atos dos Apóstolos.

Para comandar o workshop Breve Introdução ao Antigo Testamento, no dia 21 a FAPCOM recebe Carlos Antonio Frizzo, professor da Faculdade Católica de São José dos Campos e do ITESP e assessor do Centro Bíblico Verbo. O objetivo do workshop é introduzir o participante no conhecimento crítico da Sagrada Escritura, explicando seu surgimento ao longo da História de Israel como expressão escrita da fé.

No dia 22, é a vez de o padre Humberto Robson de Carvalho – pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres e especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia – abordar a utilização da Bíblia na catequese.

Para fechar o ciclo de workshops, no dia 23, das 9h às 12h, Frei Guilherme, ssp conduz A juventude e a Bíblia. O encontro tem por objetivo mostrar as maneiras de tornar a Palavra de Deus mais presente e interessante na vida dos jovens usando as mídias sociais, a partir da orientação do Papa Francisco no prefácio da Bíblia Jovem,o mais recente volume da coleção YOUCAT, lançada pela PAULUS Editora. O encerramento da 1ª Semana Bíblica ficará por conta da cantora Karla Fioravante, que realizará um pocket show e um sarau de poesia.

Setembro é o mês da Bíblia. Nesta ocasião especial, a PAULUS Editora, inspirada por seu patrono São Paulo Apóstolo, reforça a missão de comunicar a Palavra de Deus e oferecer momentos de partilha, reflexão e aprofundamento dos estudos bíblicos.

Será emitido um certificado para cada workshop.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 18 de agosto a 20 de setembro pelo site da PAULUS: http://www.paulus.com.br/eventos/semana-biblica-fapcom/2017/