Notícias

22/08/2018

Primeira Profissão Religiosa

Por Pe. Antônio Lúcio, ssp

Na manhã ensolarada do dia 19 de agosto, Dia do Senhor, a Província Paulina do Brasil rendeu graças ao Senhor pelo dom da vida e da vocação dos Noviços Danilo Alves Lima e David Brendo Silva, que emitiram os Primeiros Votos Religiosos na Pia Sociedade de São Paulo Apóstolo.

No Brasil esta data é sumamente significativa por dois motivos: liturgicamente celebramos a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e, dentro do mês vocacional, o dia dedicado à Vida Consagrada.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Luiz Miguel Duarte, Superior Provincial, e concelebrada por vários Coirmãos de Congregação. O local escolhido, como sempre, foi a Capela da Comunidade da Cidade Paulina, na capital paulista. Além dos Paulinos e membros da Família Paulina, abrilhantaram este momento os familiares, parentes e amigos dos Neoprofessos.

Antes da Bênção Final foi lida a mensagem do Superior Geral da Congregação, Pe. Valdir José de Castro, dirigida aos Neoprofessos Danilo e David. Em seguida, o Neoprofesso Danilo dirigiu aos presentes a sua mensagem: “(…) O nosso primeiro agradecimento, portanto, é a Deus, pelo dom da vida e da vocação. Somos infinitamente gratos por sentir seu chamado e, mesmo com a nossa fragilidade, poder respondê-lo. (…) Queremos agradecer à nossa Congregação – dos Padres e Irmãos Paulinos – na pessoa do Provincial, Pe. Luiz Miguel Duarte. Foi o Pe. Luiz que, juntamente com o Pe. José Carlos de Freitas Júnior, nos acolheu em Campinas no início de nossa formação. Quis também o Senhor que os nossos primeiros votos fossem emitidos em suas mãos. Muito obrigado, Pe. Luiz, ao senhor e a todos os Paulinos que nos ajudaram até aqui, e que continuarão nos ajudando em nosso bom propósito de consagração a Deus, no serviço às pessoas de nosso tempo, na Pia Sociedade de São Paulo Apóstolo.

Agradecemos ao Governo Geral, na pessoa do Pe. Valdir José de Castro, que não mediu esforços para que a etapa do Noviciado, vivido na Itália, fosse marcante e decisiva em nossa caminhada formativa. E assim o foi. Pudemos conhecer mais de perto o dom precioso do Carisma Paulino, que Deus confiou ao nosso Fundador, o Bem-aventurado Tiago Alberione.

Agradecemos às nossas famílias e aos nossos amigos – os que estão aqui presentes e os que, mesmo de longe, neste momento se recordam de nós. A família é a base de tudo. É o berço da nossa fé, da nossa formação, do nosso caráter. Muito obrigado por terem compreendido e aceitado tão estranha escolha que fizemos para a vida. Um grande santo da Igreja dizia que “quando um jovem sai de casa para se consagrar a Deus, é Jesus que ocupa o seu lugar”. Saibam que nós agora fazemos parte de uma família muito grande e bonita, a Família Paulina. Agradecemos a todos os nossos irmãos e irmãs da Família Paulina, que nos acompanham sempre com a oração e com afeto.

(…) Enfim, muito obrigado a todos vocês que vieram compartilhar comigo e com o David esse dia feliz. Que o Divino Mestre abençoe a cada um. E lembrem sempre de rezar por nós! Obrigado!”.

Após a Santa Missa todos os convidados saborearam um delicioso e farto churrasco preparado, com carinho, por alguns Coirmãos da Congregação.  Foi um dia realmente vivido plenamente na alegria de sermos membros da nossa “admirável Família Paulina”.

Danilo e David residirão na Comunidade Paulina de Belo Horizonte, Minas Gerais, a partir de setembro, e iniciarão em 2019 o curso de Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

, ,