Paulinos

comunicadores da esperança

“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5)".

“Se nos perguntarmos qual é o espírito paulino, devemos responder que é viver em Cristo como é apresentado por São Paulo Apóstolo” .
Beato Tiago Alberione

Somos uma congregação religiosa, fundada em Alba, na Itália, em 1914, pelo Beato Tiago Alberione, um homem que via a realidade além de seu tempo, percebendo nos meios de comunicação, o caminho essencial para falar de Jesus, Divino Mestre.

Nas palavras Beato Tiago Alberione, “os Padres e Irmãos Paulinos aspiram a viver integralmente o Evangelho de Jesus Cristo, Caminho Verdade e Vida, e anunciá-lo a todos os povos”.

No Brasil estamos presentes desde de 20 de agosto de 1931. Graças à fé e ao trabalho intenso dos Padres e Irmãos Paulinos e de seus colaboradores, a missão se desenvolveu, espalhando-se por todo o território nacional.

Oração pela glorificação do Beato Tiago Alberione

Senhor, glorificai na vossa Igreja o Beato Tiago Alberione. Que ele seja para nós exemplo e intercessor no caminho de nossa santificação e de nosso apostolado.

Ajudai-nos em nosso trabalho de evangelização, a fim de que a presença de Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, se irradie no mundo por meio de Maria, Mãe e Rainha dos Apóstolos. Concedei-me as graças que agora vos peço…

Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.
Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.
São Paulo Apóstolo, rogai por nós.
De todo o pecado, livrai-nos, Senhor.

 

Uma espiritualidade para o nosso tempo

Os paulinos aspiram a viver integralmente o Evangelho de Jesus Cristo, caminho, verdade e vida, no espírito de São Paulo, sob o olhar da Rainha dos Apóstolos.

São Paulo Apóstolo

São Paulo Apóstolo é o pai e inspirador da missão paulina, convida-nos a “viver em Cristo”.

Jesus Mestre

Jesus é o Mestre porque ensinou não só com “palavras”, mas também com ações. “Comunicou” com sua vida a mensagem de amor que Deus Pai lhe confiou.

Rainha dos Apóstolos

Maria, Rainha dos Apóstolos, ela nos deu o Cristo total, Caminho, Verdade e Vida.

Modelos de Santidade

A obra mais importante e insubstituível, será sempre a obra da santificação pessoal, da transformação da própria vida consagrada na vida de Cristo. Foi este o programa realizado pelos nossos modelos de santidades.

André Borello
Discípulo do Divino Mestre
O Papa São João Paulo II, em 3 de março de 1990, reconhecendo sua heroicidade, assinou o decreto proclamando-o venerável.
Cônego Chiesa
Diretor espiritual da Família Paulina
Pessoa de grande inteligência, exímio pregador. Faleceu no dia 14 de junho de 1946 e foi proclamado venerável no dia 11 de dezembro de 1987.
Majorino Vigolungo
Aspirante Paulino
Considerado patrono dos Aspirantes Paulinos, foi declarado venerável no dia 28 de março de 1988, pelo Papa São João Paulo II.
Beato Timóteo Giaccardo
Primeiro sacerdote Paulino
A memória do Beato Timóteo Giaccardo ocorre no dia 19 de outubro, e no dia 22vde outubro o aniversário de sua beatificação realizada pelo Papa São João Paulo II, em 1989.
Família Paulina
A Família Paulina, ao redor do mundo, tem por missão dar continuidade a missão do Beato Tiago Alberione. As fundações iniciadas por ele, carregam como herança a razão e o espírito de São Paulo. Tudo aquilo que é realizado pelos Padres e Irmãos Paulinos, Paulinas, Discípulas, Pastorinhas, Apostolinas, Cooperadores Paulinos e pelos Institutos das Anuciatinas, Gabrielinos, Santa Família e Jesus Sacerdote é marcadamente comunicação que ganha contornos próprios segundo a especificidade de cada carisma. Esta comunicação é, também, pregação legítima da Palavra de Deus.

Todas as congregações e institutos no seu conjunto
formam a Família Paulina
Possuem origem comum, espírito comum,
fins convergentes.

Testemunho Vocacional

O carisma paulino me encantou profundamente, revelando-me a importância de anunciar Jesus Mestre por meio da Verdade e da Vida que Ele nos concede. Esta compreensão me motiva a levar essa mensagem transformadora ao mundo.
José Cleisson
Águas Belas-PE
Vocação é o chamamento que Deus faz a uma pessoa, a fim de realizar os seus desígnios. Ser Paulino, para mim, é viver e anunciar Jesus Mestre caminho, verdade e vida como fez São Paulo.
Albertino Manuel
Angoche, Moçambique
Vocação é ser a si mesmo e, entendendo quem se é, responder ao chamado de Deus com a sua própria identidade. Ser Paulino é usar da Palavra de Deus, da comunicação do Evangelho como ponte para chegar ao irmão.
Tiago Barbosa
Terra Santa-PA
Vocação é o chamado mais sublime da vida de um homem. Ser Paulino é estar na escola do Divino Mestre, vivenciando as virtudes com o apoio da Rainha dos Apóstolos.
Marcus Vinicius
Aracaju-SE
Vocação é dizer sim a algo muito maior que os próprios planos. É oferecer a Deus a vida a serviço do Reino, assumindo o carisma do fundador.
Matheus Miguel
Ibiuna-SP
Vocação é, acima de tudo, um chamado à vida. Depois, o Senhor nos chama a realizá-la em um carisma específico. Para mim, ser Paulino é ser um semeador do Divino Mestre e anunciar suas maravilhas ao mundo.
Lucas Fernandes
Fortaleza-CE
Vocação é um chamado interior que Deus nos faz. Algo que nos completa, preenche o nosso vazio e nos faz felizes. Ser Paulino, portanto, é viver esse chamado de Deus no carisma da comunicação.
Ronaldo Pereira
Novo Hamburgo-RS
Ser Paulino é viver – de forma integral – a espiritualidade proposta pelo Beato Tiago Alberione. Significa, em outras palavras, “Viver e dar ao mundo Jesus Mestre caminho, verdade e vida” como fez o Apóstolo Paulo.
Eliseu Matepo
Angola - Benguela
Vocação é um chamado de Deus ao ser humano, uma dádiva do Criador. Ser paulino significa dar ao mundo a figura de Cristo Mestre na cultura da comunicação.
Aristófanes Clemente
Angola - Benguela
O Senhor enriqueceu o dom da minha vocação com a graça do carisma paulino. E a beleza dessa vocação especial consiste em viver e dar ao mundo Jesus Cristo Mestre, segundo o espírito de São Paulo.
Rafael Rodrigues Barbosa
Boa Esperança – MG

Ei, já pensou em ser Padre ou
Irmão Paulino?

Venha ser Paulino e evangelize
na cultura da comunicação.

Contato Vocacional