Natureza, índole e denominação dos Institutos Paulinos II

De vida secular
“Instituto de vida secular” e “Instituto secular” são da mesma índole, ou seja, não obrigam à convivência. Aqui, do atributo “secular” se exclui o significado “negativo” que às vezes se atribui também a “mundo”, isto é, a qualificação de “mundano” e de “autonomia mundana”, em confronto com o sagrado, o religioso e o eclesial. Os Institutos paulinos são chamados de “vida secular” e não “Institutos seculares”, porque eles, como já foi escrito, não têm autonomia diretiva.

Consagrada
Os Institutos paulinos são >de vida consagrada, porque seus membros professam os conselhos evangélicos como todos os religiosos, mesmo não sendo Institutos religiosos, como já se disse. Os membros destes Institutos “com a profissão dos conselhos evangélicos mediante votos… reconhecidos e aprovados pela Igreja, de modo especial são consagrados a Deus e dão incremento à missão salvífica da Igreja” (CDC 207 § 2). De fato, a vida secular consagrada por eles abraçada é essencialmente vida “religiosa quanto à substância” (Provida mater, 9; Primo feliciter, II), pois conserva seu elemento fundamental, isto é, o tender à perfeição da caridade mediante a pratica dos três conselhos evangélicos em uma fraternidade aprovada pela Igreja (Cf. Primo feliciter, n. V; BEYER, Os Institutos seculares, Cidade Nova, Roma, 1964, pp. 205-214).

Apostólica
Na Provida mater está escrito que “estes Institutos podem facilmente ser úteis para uma prática séria da vida de perfeição em todo o tempo e lugar; em outros casos, servirão para abraçar tal vida de perfeição, quando a vida religiosa canônica não é possível ou conveniente; para renovar cristamente as famílias, as profissões e a sociedade civil, com o contato íntimo e cotidiano de uma vida perfeita e totalmente consagrada à perfeição; para o exercício de um apostolado multiforme e para desempenhar outros ministérios em lugares, tempos e circunstâncias em que os sacerdotes e religiosos não possam absolutamente exercê-los ou fazê-lo com muita dificuldade” (n. 10).
O apostolado se caracteriza pelo testemunho cristão, o anúncio do evangelho, o serviço da caridade “no mundo com os meios do mundo, servindo-se das profissões, dos trabalhos, dos lugares e circunstâncias correspondentes à própria condição de seculares” (cf. PM 6/II). “Os membros destes Institutos expressam e exercem a própria consagração na atividade apostólica e, como fermento, se esforçam para impregnar tudo com o espírito evangélico para o fortalecimento e crescimento do Corpo de Cristo” (CDC 713 § 1).
Em um artigo publicado na circular interna San Paolo da Pia Sociedade de São Paulo, no mês de abril de 1958, Pe. Alberione retoma a Provida mater acentuando as “grandes vantagens” que trazem esses Institutos, os quais apresentam a vida de perfeição “a pessoas que de outro modo ficariam impedidas” de participar deles e que, no entanto, eles são “capazes da maior santidade e de eficacíssimo apostolado” no mundo; levam tal perfeição “ao seio das famílias e da sociedade e de todas as atividades humanas”; tornam “grandemente ágil, extenso e intensificado o apostolado em muitíssimos ambientes, profissões e organizações normalmente fechadas ao religioso e aos sacerdotes”; oferecem “um auxílio muito eficaz em tempos de instabilidade política, porque as perseguições não podem atingi-los” dado que os membros não usam hábitos religiosos e distintivos particulares.
Referindo-se então ao fato que “os Institutos religiosos melhor organizados e ativos” tenham “favorecido a fundação de diversas associações e Institutos seculares mais ou menos secretos, fazendo-os viver do seu espírito e do seu apostolado, dos quais se servem amplamente”, o Fundador está persuadido de que também “a Família Paulina no seu fim específico, com semelhante auxílio, haveria de potenciar eficazmente o seu apostolado e ampliar a sua influência” (CISP 1302s).
O apostolado dos Gabrielinos e das Anunciatinas se inspira na Anunciação e no mistério da Encarnação, que especifica a sua identidade carismática e a missão, porque eles desempenham um apostolado de anúncio evangélico de penetração no ambiente em que vivem e trabalham (cf. CISP 1302). Trata-se de apostolado de inserção “mediante a presença, a competência profissional, os contatos amistosos e o auxílio recíproco: uma vida humana, portanto, um apostolado da existência, um testemunho cristão. Este modo de vida aproxima-se cada vez mais da vida do mundo, até atingi-la plenamente e a não aceitar nenhuma distinção na sociedade civil entre os leigos consagrados e os outros cristãos” (V; BEYER, Os Institutos seculares, Cidade Nova, Roma, 1964, p. 211).
Pode-se dizer que todas as formas de apostolado são possíveis aos membros destes dois Institutos: “Note-se que o segundo fim dos Institutos… São Gabriel Arcanjo e Nossa Senhora da Anunciação é muito amplo – afirmava o Fundador em 3 de agosto de 1959 –; pode-se dizer que nele está compreendido todo apostolado, da união das almas vítimas à ação política do cristão” (CISP 1311). “Cada um escolhe o seu apostolado” (MCS, p. 71).
Estes dois Institutos são vistos pelo Fundador também com função antiateísta e antimaterialista, dada “a necessidade de novos caminhos para salvar a humanidade do materialismo, do ateísmo e dos resíduos do anticlericalismo maçônico”. De fato “os sacerdotes não podem penetrar em todos os ambientes sociais – escreve Pe. Alberione – e para alguns grupos de pessoas criou-se uma nítida separação entre a ação benéfica, apostólica e salvadora do clero católico, e o sistema de vida de muitos leigos. Os Institutos seculares atendem, portanto, a uma necessidade do momento presente, com formas novas e bem adequadas às novas necessidades” (CISP 1302). Portanto, ele acrescenta que “não devemos deixar-nos suplantar pelas iniciativas dos inimigos da Igreja. O comunismo ateu, por exemplo, encontra a sua grande força de penetração por meio de uma ação capilar que não descura nenhuma circunstância, nenhum bairro ainda que muito pequeno” (ib. 1303).

Pe. Ângelo De Simone, ssp.

Conheça os INSTITUTOS PAULINOS DE VIDA SECULAR CONSAGRADA:

Instituto Nossa Senhora da Anunciação (para moças)
Instituto São Gabriel Arcanjo (para rapazes)
Instituto Santa Família (para casais)
Instituto Jesus Sacerdote (para sacerdotes e bispos diocesanos)

Para informações, dirigir-se a: Delegado dos Institutos Paulinos – Via Raposo Tavares, km 18,5 – 05576-200 – São Paulo – SP
[email protected]
Visite o nosso site: http://www.paulinos.org.br/novo/institutos

Blog dos Gabrielinos
http://isgabrasil.blogspot.com
Blog das Anunciatinas
www.anunciatinasbrasil.blogspot.com

Leia também

Ver todos
  • Anunciatinas em El Salvador

    Na terra do Bispo Mártir, dom Oscar Arnulfo Romero, as Anunciatinas desenvolvem o apostolado com marcado cunho no campo da pastoral social, além da...

  • Em El Salvador, Cristo continua a sofrer

    Ninguém, me parece, ocupou-se de escrever a história das Anunciatinas em El Salvador. No próprio mundo paulino, muitos ignoram a sua presença e atividade...

  • Instituto Santa Família e a consagração

    Movido pelo desejo de promover o bem espiritual e a santificação das famílias cristãs, Pe. Alberione fundou em 1963 o Instituto Santa Família, para...