Blog

07/03/2016

A comunicação: razão de ser do religioso Paulino

Por Centro Vocacional

campanhavocCompreender a missão dos Padres e Irmãos Paulinos é parte importante do processo formativo. É fundamental que, desde o início, o jovem compreenda quem são, onde estão, o que fazem e que meios os Paulinos utilizam para evangelizar. Compreender que os Padres e Irmãos Paulinos evangelizam com os meios de comunicação social exige uma retomada histórica, que tem como ponto de partida o nascimento do fundador, o bem-aventurado Tiago Alberione.

Tudo começou no dia 4 de abril de 1884, num pequeno povoado de São Lourenço de Fossano, norte da Itália, data e local do nascimento de Tiago Alberione. Assim como todas as crianças, Tiago Alberione brincava, pulava e, além disso, era um sonhador. Tanto que, aos oito anos de idade, fez uma afirmação à sua professora, Rosinha Cardona, que mudou totalmente os rumos de sua história: vou ser padre. Sua resposta foi positiva.

O tempo foi passando a passos largos e chegou-se ao final do século. Nessa ocasião, um novo e importante acontecimento marca a vida de Tiago Alberione: a noite de adoração ao Santíssimo Sacramento, na catedral de Alba, Itália. Foi nesse encontro de oração que Tiago Alberione sentiu fortemente os apelos de Deus, da Igreja, da sociedade e do Papa, para fazer alguma coisa em favor dos homens e mulheres dos novos tempos.

Alberione, sempre atento às necessidades de seu tempo, percebeu que a Igreja, na sua ação evangelizadora, precisava mudar muito. A missão da Igreja não podia se reduzir a uma pequena paróquia. Novas formas de evangelizar são necessárias. A partir daí, nasce em Alba, Itália, no dia 20 de agosto de 1914, a congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, com uma missão específica: evangelizar através da cultura da comunicação.

Hoje, passados 101 anos de presença no mundo, os Padres e Irmãos Paulinos levam à frente o desafio de Alberione: anunciar o Evangelho ao mundo, com os meios mais modernos, contribuindo, assim, com a evangelização na Igreja. Sabemos que Alberione deixou um grande bem para a Igreja, mas ainda temos muito o que fazer. Por isso, peçamos a Jesus Mestre que envie, para a sua vinha, jovens com o espírito de Alberione e a coragem de imitar os ideais do apóstolo Paulo.