Blog

08/07/2020

Deus continua a chamar jovens

Por Serviço de Animação Vocacional

Todos nós sentimos a necessidade de encontrar o nosso lugar, isto é, o espaço para colaborarmos com a grande obra criadora de Deus. De­ unir-se vocacionalmente é dar orientação à própria vida a partir do chamado de Deus.

Deus não chama somente para ser padre ou religioso. Deus chama cada um para prolongar a obra criadora. Toda pessoa é chamada a prestar um serviço. Ele, no seu amor in­ nito, escolhe alguns para uma missão especial, assim como Paulo: “Você é instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel” (At 9,15).

Para Jeremias, as palavras do Senhor foram ainda mais fortes: “Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci, antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta entre as nações” (Jr 1,5).

A Mateus, Jesus apenas disse: “Vem e segue-me”. A Pedro e André, assim falou Jesus: “Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens” (Mt 6,19). A Maria assim disse o Senhor, por meio do anjo: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ­ ficar grávida, terá um ­ filho, e dará a ele o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu reino não terá ­ fim” (Lc 1,31ss).

A vocação, de fato, é um grande mistério, que di­ficilmente se explica a partir de critérios humanos. É por isso que ela “atormenta” a vida de tantos jovens. Deixa-os pensativos e exige deles uma palavra e uma resposta corajosa. Contudo, a vocação não é apenas um chamado, mas, é o chamado a uma missão. Missão nada mais é que o exercício de uma tarefa, um compromisso que assumimos com alguém que nos chama. A tarefa às vezes é curta, outras vezes exige uma vida toda. Tudo depende da compreensão do chamado. Por isso, ao pensarmos em vocação pensamos no compromisso do ser humano com a vida, pois vivemos para fazer história. História da ação de Deus em nós e na missão que cada um recebe.

Cada vocação é chamada a revelar o amor de Deus. Cada vocação assumida transforma o velho homem no homem novo.

A vocação não parte da pessoa, mas de Deus. Jovem, se você sente que em seu coração arde misteriosamente o chamado de Deus, junte-se a nós, Padres e Irmãos Paulinos. Venha fazer parte dessa grande família e seja um religioso consagrado para ser, em comunhão com muitos outros irmãos, São Paulo vivo hoje, a ­ fim de viver e dar Jesus Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida aos homens, evangelizando na cultura da comunicação.