Blog

26/11/2014

Família e seus desafios

Por Alexandre Schiavenin - Vocacionado Paulino

Ao iniciarmos nosso estudo sobre a família, a primeira pergunta que nos vem: Afinal o que é uma família? Pesquisando a respeito disso, encontrei no Wikipédia uma boa resposta para essa questão: “A família é unidade básica da sociedade formada por um homem e a mulher com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos”.

O último grande estudo a respeito da família se deu em Roma, no Sínodo dos Bispos, do qual saiu a seguinte afirmação: “A missão de pregar o Evangelho a cada criatura foi confiada diretamente pelo Senhor aos seus discípulos, e dela a Igreja é portadora na história. Na época em que vivemos, a evidente crise social e espiritual torna-se um desafio pastoral, que interpela a missão evangelizadora da Igreja para a família, núcleo vital da sociedade e da comunidade eclesial”.

O grande desafio na família hoje, ao meu ver, se dá na estrutura familiar. Uma família pode ser formada por um casal heterossexual (homem e mulher) ou um casal homossexual (entre pessoas do mesmo sexo), unidos pelo matrimônio ou união estável. Os filhos que vierem a existir de modo biológico ou por meio da adoção compõem uma família nuclear ou elementar.

Os meios de comunicação, nos dias de hoje, penetram até no coração da vida familiar, impõe-lhe os seus horários, modificam costumes, oferecem assuntos de conversação e de discussão e têm uma incidência, por vezes profunda, sobre o aspecto, tanto afetivo e intelectual como também sobre o moral e religioso. Pode-se dizer que não há notícias ou problemas que não sejam introduzidos na intimidade da vida familiar por meio de palavras impressas, de imagens e sons, provocando reações, as mais diversas, e exercendo uma influência real sobre o comportamento de cada um.

Com muita frequência, a família e a vida que acontece em seu seio são descritas de maneira inoportuna pelos meios de comunicação. A infidelidade e a atividade sexual fora do matrimônio são apresentadas de modo positivo, e também o divórcio, a contracepção, o aborto, dentre outras. Estas visões são contrárias ao matrimônio e à família.

Outra grande questão são os relacionamentos homossexuais. Muitos são contra e outros são favoráveis. A Igreja, por sua vez, acolhe a todos sem preconceitos, ou seja, não exclui ninguém por causa de sua opção sexual. Pois todos somos irmãos e, diante de Deus, formamos uma única família.