Por Felipe Borges, Seminarista Paulino
O Padre Alberione, fundador da Família Paulina, assim dizia: “É necessário um tempo para ler e assimilar a Palavra de Deus. Não é talvez necessário dar ao nosso corpo um tempo prolongado de repouso? Ora, nós tomamos este tempo… ‘não tenho tempo, não tenho tempo’. Mas será uma desculpa válida? É preciso, no entanto, saber encontrar o tempo; é necessário impor a si uma regra de vida. Como temos horas regulares para o alimento, o trabalho, o descanso, devemos também ter uma hora fixa para a leitura da Bíblia”. O Paulino tem um método próprio de meditação da Palavra de Deus para que possa dela nutrir-se abundantemente.
As origens desse método remete-se já em São Bento quando projeta para seus monges como momento fundamental a lectio divina. Ele a imaginava assim estruturada: lectio (leitura e interiorização da Palavra), meditatio (assimilação e confronto com a Palavra), oratio (oração). A originalidade do Padre Alberione está em retornar fortemente a Palavra de Deus como método de vida espiritual, inspirado no trinômio: “Caminho, Verdade e Vida” (Cf. Jo 14,6).
Por isso assim segue o método de leitura orante do Paulino:
“a) Jesus Verdade: leitura ou escuta da Palavra: interiorização da Palavra. A mente se exercita em acolher, não somente o sentido da Palavra; por isso, não é oportuno ler muito, mas repetir com frequência o que foi lido, sobretudo se forem encontrada expressões que nosso íntimo percebe carregadas de significado.
Diz o bem-aventurado Tiago Alberione: “a meditação é um grave empenho para todo religioso: ela não poderia ser descuidada sem imediato risco de anemia espiritual”. O contato constante e a vivência da Palavra de Deus são setas de santificação na jornada do Paulino rumo à eterna bem-aventurança.
O Papa Benxto XVI na exortação apostólica Verbum Domini diz que “as mulheres e os homens contemplativos, com a sua vida de oração, de escuta e meditação da Palavra de Deus lembram-nos que não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (cf. Mt 4, 4)”. Assim “A Palavra de Deus torna-nos atentos à história e a tudo o que de novo germina nela” (VD, 105), dando a Vida Consagrada originalidade na Palavra e atualização a partir da mesma. O Método Paulino em comunhão com toda Igreja é convite eficaz a nova evangelização e transmissão constante a comunicação do Reino de Deus por meio de valores espirituais e humanos.
*Catequese Paulina, p. 331