Blog

07/02/2022

Se você tem ansiedade…

Por Felipe Borges, Seminarista Paulino

Pixabay

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros. Por ansiedade se entende uma preocupação excessiva com o futuro que gera nervosismo, medo intenso e compulsões. É natural que todo ser humano tenha ansiedade, porém ela pode se tornar um distúrbio, como cada vez mais se percebe de modo crescente. Por isso, se você tem ansiedade ao extremo, é hora de cuidar, porque como ensina a própria OMS em pesquisa de 2019, “não há saúde sem saúde mental” e como já falava há anos o poeta romano Juvenal: “Mens sana in corpore sano”, mente sã corpo são.

São sintomas da ansiedade: dificuldade de concentração, tontura, dificuldade de respirar ou de dormir, palpitações, descontrole dos pensamentos e tantos outros que podem chegar a desencadear doenças graves. Por isso é hora de cuidar:

1) Cuide do seu corpo: faça exercícios físicos, como por exemplo uma hora de caminhada diária; beba ao menos dois litros de água por dia; tenha uma alimentação balanceada e rica em frutas, vegetais, verduras e legumes; tenha 6 ou 8 horas de sono diário.

2) Cuide de sua mente: Preencha-a sempre de pensamentos, palavras e intenções positivas e que te façam viver bem e em paz; controle o tempo nas redes sociais, vendo noticiários; alguns minutos antes de dormir e ao acordar, desconecte-se do celular; leia livros e veja filmes e vídeos de conteúdos que te façam crescer como pessoa no bem e na paz; evite criar expectativas das pessoas e tenha consciência de que como elas você também pode errar; tenha momentos de lazer e repouso; pratique o perdão de si e dos outros, tire fardos desnecessários das costas.

3) Cuide da sua espiritualidade: Tenha um momento diário para falar com Deus; renove todos os dias sua fé, esperança e caridade; tenha consciência que Deus ama você e sua história com suas luzes e sombras.

4) Viva o hoje com otimismo e esperança. O Mestre Jesus nos ensinou: “A cada dia bastam as suas preocupações” (Mt 6,34). Por isso organize bem o seu tempo e saiba agir com paciência.

Rezemos a oração de serenidade:

Deus, conceda-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que posso e a sabedoria para discernir uma da outra. Vivendo um dia de cada vez, apreciando um momento de cada vez, recebendo as dificuldades como um caminho para a paz e, como Jesus, aceitando as circunstâncias do mundo como realmente são, e não como gostaria que fossem. Confiando que o Senhor tudo fará se eu me entregar à Sua vontade; pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz ao seu lado na eternidade. Amém.