Blog

30/06/2020

Ser São Paulo vivo hoje

Por Felipe Borges, Seminarista Paulino

O Bem-aventurado Tiago Alberione dizia que “a Família Paulina se propõe a viver São Paulo hoje: pensando, zelando, orando e santificando-se como o faria São Paulo se vivesse hoje”. Desses quatro verbos proferidos por Alberione  queremos elaborar uma reflexão sobre o ser São Paulo vivo hoje, num mundo globalizado e interconectado.

Vale recordar as Palavras do Papa João Paulo II na Redempitoris Missio 37: “Paulo, depois de ter pregado em numerosos lugares, chega a Atenas e vai ao areópago, onde anuncia o Evangelho, usando uma linguagem adaptada e compreensível para aquele ambiente (Cf. At 17,22-31). O areópago representava, então, o centro da cultura do douto povo ateniense, e hoje pode ser tomado como símbolo dos novos ambientes onde o Evangelho deve ser proclamado.”

1) Ser São Paulo Vivo hoje pensando: Paulo foi um dos maiores pensadores do cristianismo e da humanidade. Segundo Paulo Caldas: “Seu pensamento, bastante complexo e denso, é livre, quase selvagem. Há um consenso entre os biblistas, de todas as tendências, que Paulo traduz a mensagem de Jesus para leitores e ouvintes do mundo greco-romano.” Por ser um judeu da Diáspora, Paulo tinha mais facilidade para a abertura com outras culturas. Precisamos hoje entrar numa nova diáspora, como “Igreja em saída”, dialogando com todas as diferenças, mas comunicando o mesmo amor que salva e transforma o ser humano. Para isso, faz-se necessário preparação e imersão num mundo que não é mais somente geográfico, mas também virtual.

2) Ser São Paulo vivo hoje zelando: Zelo significa afeição ardente, cuidado. Inúmeras vezes em suas comunicações com as comunidades cristãs Paulo manifestou essa ternura. Em um dos mais antigos escritos do novo testamento e uma de suas primeiras cartas, ele diz à comunidade de Tessalônica: “Vocês sabem muito bem que tratamos a cada um de vocês como um pai trata os seus filhos.” (1Ts 2,11). O pontificado do Papa Francisco é marcado por tal preocupação: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”. Um mundo profundamente ferido, vazio de sentido e referências de cuidado e respeito, necessita de cristãos que “nadem contra a maré” e se façam ponte de diálogo, proximidade e misericórdia. A família Paulina, agindo assim, caminha em direção aos anseios do homem de hoje e renova sua vocação de dar “glória a Deus e paz aos homens”.

3) Ser são Paulo vivo hoje orando: Para o Padre Tiago Alberione a oração era de extrema importância para o ser religioso: “A oração antes de tudo, acima de tudo, vida de tudo.”4 Um aspecto comum nos escritos de São Paulo é a abertura e a conclusão com uma oração de súplica e ação de graças, como se pode verificar na carta aos Romanos: 1,8 e 16,25-27. Alberione dizia que São Paulo “foi o homem da oração”.

Ser São Paulo orando: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem.”  Tal oração, que é “desejo angustiante de socorrer as necessidades espirituais e materiais dos destinatários da própria missão”  , brotará em força para progredir nas sendas do bem e em frutuosas iniciativas apostólicas.

4) Ser São Paulo vivo hoje  se sanificando: O encontro da nossa fraqueza humana com a graça é o processo da santificação, através de uma autêntica configuração a Jesus Cristo, modelo ideal de santidade.* As Palavras do Papa Francisco sobre a santidade no mundo atual, nos dizem que: “A santidade é o rosto mais belo da Igreja (GeE 9). Contando com a graça divina, diariamente conseguiremos viver com responsabilidade a nossa vocação, deixando as marcas de Jesus, marcas de misericórdia e libertação.  Não nos esquecendo que: “quando sou fraco, então é que sou forte” (2 Cor 12,10).

Para não cairmos em equívocos, devemos evitar dois erros de interpretação sobre ser São Paulo vivo hoje: Uma interpretação redutiva que leva a preferir “fazer como sempre fez”, ao invés de tentar caminhos novos e uma interpretação extensiva que privilegia o novo pelo novo, detendo-se por consequência mais na forma do que no conteúdo, ou seja: anunciar Jesus Mestre Caminho, Verdade e vida. Tal conteúdo brota do conhecimento da Palavra de Deus em consonância com a história atual. “A Igreja nunca aprendeu melhor linguagem para se dirigir ao mundo do que a linguagem de Paulo”.

Somos chamados, portando, a ser São Paulo vivo hoje, com o mesmo ardor e novos meios, com o mesmo Evangelho em novos ambientes. “A Família Paulina foi suscitada por São Paulo para continuar sua obra. É São Paulo vivo, mas composto hoje de muitos membros. Não fomos nós que o escolhemos, mas foi ele que nos escolheu e nos chamou. Quer que façamos aquilo que ele faria se vivesse hoje… Ele utilizaria os mais altos púlpitos erguidos pelo progresso odierno.”

 Nota

*São Paulo nos diz na carta aos Romanos que fomos predestinados a ser conforme a imagem de Jesus (Cf. Rm 8,29).

Referências

ALBERIONE, Tiago. A oração. In: Pensamentos. São Paulo: Edições Paulinas, 1979, p. 126.

 Íntima união da Igreja com toda a família humana. In: Gaudium et spes.  Disponível em: <http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651207_gaudium-et-spes_po.html.> Acesso em 18 de mai. 2020.

 CALDAS, Paulo. ‘Paulo: Apóstolo de Cristo’, um dos melhores filmes bíblicos dos últimos anos. Disponível em: < http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/579324-paulo-apostolo-de-cristo-um-dos-melhores-filmes-biblicos-dos-ultimos-anos > Acesso em 18 de mai. 2020.

 MCKENZIE, John L.Dicionário Mckenzie. Verbete: Paulo. In: Dicionário Bíblico. São Paulo: Paulus, 1984, p. 704.

 PAPA FRANCISCO. Os santos ao pé da porta. In:Gaudete et exsultate.  Disponível em: <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20180319_gaudete-et-exsultate.html>. Acesso em 18 de mai. 2020.

PAPA FRANCISCO. Uma mãe de coração aberto. In: Evangelii Gaudium. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html#V._Uma_m%C3%A3e_de_cora%C3%A7%C3%A3o_aberto > Acesso em 18 de mai. 2020.

PERINO, Renato. Os grandes ritmos e conteúdos da oração. In: Os santos que o mundo espera. São Paulo: Edições Paulinas, 1985, p. 103.

ROATTA, João. O conhecimento do Apóstolo Paulo. In: São Paulo e a Família Paulina no pensamento do Pe. Tiago Alberione. São Paulo: Edições Paulinas, 1977, p. 89.

ROATTA, João. O fundador é São Paulo. In: São Paulo e a Família Paulina no pensamento do Pe. Tiago Alberione. São Paulo: Edições Paulinas, 1977, p. 25.

 ROATTA, João. Conhecimento do Apóstolo Paulo. In: São Paulo e a Família Paulina no pensamento do Pe. Tiago Alberione. São Paulo: Edições Paulinas, 1977, p. 91.

SOCIEDADE DE SÃO PAULO. A família Paulina é “São Paulo vivo hoje”. In: Catequese Paulina: Fichas referentes ao conteúdo específico da formação paulina. São Paulo: Paulus, 2011, p. 249.

 

, , ,