Blog

27/08/2020

Tríplice chamado a santidade

Por Ir. Rosilda de Lima, sjbp*

Vocação de sacerdote, profeta e rei

A tríplice descrição do chamado à santidade de vida se dá através do testemunho do batismo. O Concílio Vaticano II nos recorda que o mistério do poder e o fato de que a missão de Cristo Sacerdote, Profeta-Mestre, Rei, continua na Igreja, isto é, todo povo de Deus que participa nesta de sua missão. Os fiéis exercem o seu sacerdócio batismal através da participação, cada qual segundo a sua vocação própria, na missão de Cristo, sacerdote, profeta e rei (CIC, 1546). Para isso, recebemos a graça de Deus, individualmente pelo batismo. Cristo como sacerdote é único mediador, fez da Igreja “um reino de sacerdotes para Deus seu Pai” (Ap 1,6;  1Pd 2,5-9).

O Compêndio e o Catecismo da Igreja Católica nos apresenta as três funções de Cristo a qual o povo de Deus participa:

A primeira função é a participação no sacerdócio de Cristo, através do Espírito Santo para que nos ofereçamos ao Pai por Cristo, oferecendo a nossa humanidade. O sacerdote tem a função de oferecer sacrifícios agradáveis a Deus e não há nenhum sacrifício tão agradável como a oferta de um coração puro e sincero.Muitas pessoas pensam que o sacerdócio é algo que é somente exercido pelos padres. No entanto, todo o povo de Deus, como Corpo Místico de Cristo, é chamado a exercer o sacerdócio comum. Mas, podemos nos perguntar: em que sentido isso se realiza? Realiza-se como povo de Deus em uma missão específica.

 A segunda função é a participação como profeta, nós fazemos o papel de Cristo. Anunciamos as maravilhas de Deus, o plano de Deus e também denunciamos aquilo que se desvia do caminho de Deus, ou seja, aquilo que não corresponde à sua vontade. Essa função de profeta nem sempre é fácil, segui-la…

A terceira função a participação como rei, essa ajuda a reunir o povo, seguindo o exemplo de Cristo que reunia seu rebanho. Jesus Cristo trabalhou para reunir todas as suas ovelhas do seu rebanho, reuniu todo o seu povo ao redor de si para oferecê-lo ao Pai.  Jesus exerceu o seu reinado não se impondo pela força e nem manifestando poder.  Jesus reinou servindo quando disse: “Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a vida pelas minhas ovelhas” (Mt 20,28). Assim podemos dizer que como povo de Deus, chamado a imitar Jesus Cristo através do serviço, temos a missão de ser sinal de desprendimento. Uma missão que ajuda a ver as necessidades dos nossos irmãos exercendo as três funções: ser sacerdote, ser profeta e ser rei.

*Ir. Rosilda de Lima é da congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor (Pastorinhas), membro da Família Paulina