Blog

20/08/2020

20 de agosto: dúplo aniversário

Por Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp*

Padre Alberione numa de suas visitas ao Brasil

No dia de hoje, nós, Paulinos do Brasil temos um duplo motivo de júbilo, pois recordamos a fundação de nossa Congregação na Itália, em 1914, como também celebramos também o começo de nossa missão em nosso país em 1931.

A celebração desse duplo aniversário é ocasião oportuna para nós e para todos com quem partilhamos o carisma recebido por meio do Padre Tiago Alberione; de agradecer tanto bem que Deus faz a nós e por meio de nosso apostolado a tantas pessoas. Apesar de nossa pequenez e fragilidade, o Evangelho tem sido anunciado com os meios que o Senhor colocou à nossa disposição. Livros, revistas, periódicos, áudio, vídeo e tantos outros meios, para que o Divino Mestre seja mais conhecido e amado. Por isso, nos empenhamos em evangelizar na cultura da comunicação, juntando nossa força a tantas outras na Igreja.

A finalidade de nosso apostolado é a mesma de tantas congregações, movimentos, ordens, grupos e pessoas que se propõem a viver e anunciar o Evangelho. Também somos animados pelo mesmo desejo das pessoas de boa-vontade, que mesmo não professando todos artigos da fé católica, procuram fazer algo de bom, promovem a solidariedade, buscam justiça social e o aprimoramento humano.

Entretanto, nós temos um jeito de fazer isso: olhamos para Jesus Cristo como Mestre, a boa-notícia que ele anunciou é o caminho de realização e plenitude para todos os seres humanos. A consagração religiosa é essencial para que sejamos Paulinos. Se não nos esforçamos para viver o Evangelho que difundimos em diversos formatos e linguagens, podemos ser no máximo profissionais, especialistas. Mas o Senhor pede de nós mais do que isso: que sejamos homens de Deus, pessoas capazes de se dedicar sem reservas à salvação de todos.

Assim, o dia 20 de agosto é dia de lembrar muitas iniciativas de evangelização que os Paulinos realizam, mas é sobretudo, dia de recordar o motivo pelo qual fazemos o que fazemos. Os empreendimentos não são finalidade em si. O comércio, mesmo sendo algo positivo e benéfico, não é nossa finalidade. Nossas Constituições, ao tratar de nossa identidade na Igreja de Cristo, destacam um escrito de Pe. Alberione que deixam bem claro nossa razão de ser:

Uma organização … religiosa, onde as forças estão unidas, onde a dedicação é total, onde a doutrina será mais pura, e esta sociedade de almas que amam a Deus com toda a mente, todas as forças todo o coração, oferecem-se para trabalhar pela Igreja, satisfeitos com a retribuição divina: recebereis o cêntuplo e a vida eterna. (Abundantes Divitae, n. 24).

Sendo assim, peço a todos os que leem esse texto, uma prece, para que nós Paulinos não nos esqueçamos da nossa razão de ser: somos homens de fé, que se consagram ao Senhor, para fazer, com inteligência e dedicação total, o bem às pessoas de nosso tempo.

Alguns Paulinos do Brasil em evento ocorrido em 2019

*Superior Provincial dos Paulinos no Brasil