Blog

13/10/2020

80 anos da Paróquia Santo Inácio a serviço do Evangelho

Por Pe. Mário Pizetta, ssp (Pároco atual)

A paróquia Santo Inácio é a única paróquia no Brasil pertencente aos Paulinos. Os paulinos já ajudaram a criar outras comunidades que se transformaram em paróquias pelo Brasil, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul e em Osasco, estado de São Paulo, mas hoje nestas duas cidades estão com o clero diocesano. Em  São Paulo, na Vila Mariana, a  paróquia foi criada e entregue aos Paulinos pelo arcebispo dom José Gaspar da Silva em 1940. Santo Inácio era uma homenagem aos Jesuítas  que mantiveram o noviciado de 1909-1922, entre a Domingos de Morais com a avenida Rodrigues Alves. Os Paulinos, chegaram ao Brasil em 1931, e para que pudessem permanecer em São Paulo foi exigido que assumissem uma paróquia. Tudo foi muito difícil, não haviam salas e os Paulinos eram apenas três. Inicialmente a comunidade começou a se reunir  na França Pinto nº 104, posteriormente no nº 115. O grande iniciador da paróquia foi padre Romano Gori, ordenado em 1934. Em 1940 começou a construção do atual  matriz e os primeiros serviços religiosos aconteceram em 1942. O território da  paróquia foi consagrado a Santo Inácio de Loyola, enquanto que o templo  a Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, que até então constava  no altar mor  a imagem de Nossa Senhora do Mar, trazida pela família Amato. Em 1963, a paróquia recebeu a visita do Bem-aventurado Tiago Alberione. O primeiro pároco foi Pe. Romano, que permaneceu por 50 anos. Em 1990, assumiu o padre Manoel Quinta, que fez uma ampla reforma ao interno do templo, ficou até 1997, depois foi substituído  pelo  Pe. José Dias, que  permaneceu até 30 de janeiro de 2005. Seu substituto,  Pe. Mário Mancini, permaneceu até fevereiro de 2009. Desta data, até os dias de hoje, Pe. Mário Pizetta.  Muitos sacerdotes Paulinos ajudaram na paróquia: Pe. João Pesce, por mais de 25 anos, como auxiliar. Pe. Lucas Caravina, Pe. Tomás Clímaco, Pe. Ângelo Sonego, Pe. Antônio Carlos Delboux, Pe. Valdecir Conte, Pe. Carlos Alberto, Pe. José Carlos Frutuoso, Pe. Antônio Lucio.

Ao longo dos anos a paróquia prestou atendimento a liturgia, onde todos os dias, por duas vezes, é celebrada a Eucaristia, e todos os serviços Pastorais, Catequese, ECC, jovens, Alfabetização, Batizados, Casamentos, Atendimento aos enfermos.

Convém destacar a introdução da réplica da imagem da Pietá, esculpida em mármore, pelo artista peruano Jorge Luiz  Vargas introduzida em 2000 d.C. Como trabalhos pastorais, temos mais de 20 serviços pastorais. Atualmente, vivemos  um momento todo particular: de um lado, lentamente,  devido a pandemia, e  pelo outro, pela ampla reforma de otimização dos espaços paroquiais.

Nota: grande parte destas informações foram tiradas dos arquivos históricos da Paróquia, organizados pelo Pe. José Dias Goulart, sacerdote paulino falecido em 2017.

Vista externa da paróquia

Interior da Paróquia

Padre Mário Pizetta (Pároco Atual) presidindo a Eucaristia

Batizados na Paróquia