Blog

22/09/2016

A lição de vida dos Atletas Paralímpicos na Rio 2016

Por Centro Vocacional

atletas-brasil-paralimpiadas

Créditos Imagem: http://corremulherada.com.br/rio-2016-conheca-as-modalidades-do-atletismo-paralimpico/

Histórias, muitas delas marcadas por episódios registrados neste itinerário que é a vida. Paramos perante um espelho qualquer e passamos a contemplar a perfeita obra criadora de Deus… Será que somos perfeitos exteriormente? O que ainda podemos querer? Sim, de fato o somos, mas acabamos nos deixando limitar por dificuldades ou muitas vezes, e quase sempre, nos sentimos incapazes de dizer e fazer algo diferente, que por um momento possa fugir daquilo que chamamos de rotina diária.

E eis que nos deparamos com grandes lições de vida, talvez muito mais que isso, de recomeço e superação a um extremo que nos motiva a cada dia olhar as dificuldades como verdadeiros ensinamentos. Pessoas que tinham tudo para viver com baixa autoestima, depressivas, não vendo mais nenhum sentido para suas vidas a não ser a própria deficiência física… Histórias muitas delas marcadas por extremos irremediáveis… Porém, histórias de quem soube fazer das dificuldades e limitações força de superação e vitória traduzida pelo esporte paralímpico.

E novamente olhamos nossa imagem refletida naquele espelho e percebemos quão limitados nos tornamos quando não fazemos das adversidades motivos para a superação; quando temos todos os nossos membros aptos fisicamente para o trabalho e nada fazemos para superar nossas próprias mazelas, colocando obstáculos intransponíveis para nos desenvolver e dar o melhor de nós.

O esporte tornou-se, para esses atletas, a porta de entrada para mostrar à sociedade que são capazes de reescrever suas próprias histórias, dando um novo sentido ao que parecia impossível, e nos dando verdadeiras lições de vida todos os dias.