Blog

22/09/2015

Ambiente virtual: um novo estilo de vida

Por Padre Roni Hernandes, Sacerdote Paulino

“Essas novidades do meio virtual é uma resposta positiva para um novo estilo de vida.”

comunimat

Cada dia que passa é preciso buscar alternativas diferentes para inovar na tarefa da evangelização. É preciso utilizar com sabedoria os recursos oferecidos pelas novas tecnologias para o anúncio do Evangelho. Em qualquer lugar a que se chega hoje, a primeira pergunta que se faz é: tem wi-fi? Num primeiro momento, achamos a pergunta um tanto inusitada. E quando se pergunta para que wi-fi, a resposta é imediata: Para acessar meu WhatsApp.

Para além dos adolescentes e jovens que estão preocupados com a senha do wi-fi na Igreja, na comunidade, na escola, nos ambientes acadêmicos, no local de trabalho, nas ruas, nos hospitais, nos shoppings etc, é preciso fazer a seguinte pergunta: Como utilizar esta extraordinária ferramenta para a evangelização, formação e educação dos jovens? O uso frequente dessas novas tecnologias abrem possibilidades para um novo jeito de ser Igreja.

Essas novidades do meio virtual é uma resposta positiva para um novo estilo de vida. Por isso, não se trata de olhar para essa ferramenta como mais um instrumento que está chegando, mas sim de perceber as possibilidades que temos de adentrar no universo dos adolescentes e jovens, que cada vez mais adotam o uso comum das tecnologias da comunicação social.

Para Alberione, fundador da Família Paulina, o anúncio do Evangelho não pode ser feito sempre nos mesmos moldes tradicionais. É preciso avançar, progredir, buscar novos meios para se aproximar dos destinatários do nosso tempo. Isso significa que a mensagem do Evangelho deve permanecer a mesma, mas devemos mudar os meios. Alberione deixa um convite desafiador para os seus filhos: “devemos procurar meios de hoje para evangelizar hoje”. Nesse sentido, o WhatsApp não seria uma nova linguagem na qual o Evangelho deveria ser anunciado?

É importante ressaltar que WhatsApp traz um novo jeito de interagir entre as pessoas. Agora, boa parte da população usa esse aplicativo não para falar, mas sim para escrever. Além disso, pesa o fato de que o uso desse aplicativo é bem rápido e acessível e nos permite comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo, num custo bem compreensível. Padre Alberione também teve consciência dessa realidade, tanto que, em cada casa pela qual ele passava, pedia que o apostolado fosse sempre atual.

O papa Francisco fala constantemente que a Igreja, os seminários diocesanos e religiosos devem usar essas ferramentas para se aproximar da juventude. Usar essas ferramentas é apostar numa Igreja “em saída”. Sabemos que os desafios que o mundo moderno nos apresenta são difíceis, mas, se quisermos atingir os homens do nosso tempo, precisamos abraçar as novas tecnologias como um novo estilo de vida, como um instrumento que vai ajudar a construir verdadeiras relações humanas, baseadas na cultura do encontro.