Blog

25/02/2020

Campanha da Fraternidade 2020: Fraternidade e vida, dom e compromisso

Por Janderson Ribeiro, Seminarista Paulino

A partir do dia 26 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, estendendo-se por toda a Quaresma, a Igreja no Brasil é convidada a refletir sobre a Campanha da Fraternidade, uma das três grandes campanhas do ano litúrgico. Este ano o tema é “Fraternidade e Vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele.”

A Quaresma é um tempo forte da Igreja Católica, no qual caminhamos juntos com Jesus à Páscoa da Ressurreição. Nesse itinerário a Igreja caminha ao ritmo de jejum, oração e caridade, por isso a Campanha da Fraternidade deve nos levar a um gesto concreto de solidariedade como fruto dos nossos exercícios quaresmais.

A CF 2020 desperta nossa atenção para quatro aspectos importantíssimos que o ser humano há de ter. Todos nós, por meio da fraternidade, somos chamados a conviver com o diferente, assumindo a nossa condição de homens e mulheres, pequenos colaboradores do Reino. Pela vida, Deus nos chama a partilhar todos os valores que temos. A vida, em primeiro lugar, deve ser respeitada, independente de nossas crenças, opções políticas, ideológicas ou outras concepções. Não podemos permitir que o dom mais precioso que temos – a vida –  seja banalizado. O apelo dirigido a cada fiel católico e a todas as pessoas de boa vontade é que cada um seja capaz de reconhecer o dom Deus presente em nós e assumir os compromissos inerentes à nossa condição humana.

É bonito perceber que a tradição latino-americano do método ver, julgar e agir reaparece com uma força renovada nesta Campanha, pois somos chamados a ver a necessidade a nossa volta, sentir compaixão julgando a realidade aos moldes de Jesus Cristo e agir cuidando daqueles que Deus coloca diante de nós para que cuidemos com amor.

De modo particular a CF 2020 destaca a vida de Santa Dulce dos pobres, sinal claro e modelo fecundo de uma mulher que não foi indiferente ao chamado de Deus e nem ao grito dos pobres. Ela soube acolher o outro sem fazer distinção, lutou contra tudo e contra todos, poderes públicos e até eclesiásticos, em nome da dignidade da vida e da pessoa humana.

Senhor nosso Deus, nós vos pedimos humildemente que, por intercessão de Santa Dulce, nos ajude a bem viver este tempo quaresmal, ensinando-nos a ver, cuidar e sentir compaixão de nossos irmãos e irmãs entregues à mercê de uma sociedade opressora. Que Maria Santíssima, nossa mãe, também esteja conosco neste tempo de jejum, oração e caridade, para que não nos tornemos indiferentes às necessidades daqueles e daquelas que clamam por vida plena. Amém.