Blog

27/02/2022

Educação e fraternidade na Quaresma 2022

Por Felipe Borges, Seminarista Paulino

A Quaresma é tempo favorável à conversão sincera e concreta a Deus e aos irmãos. Dispor-se a morrer para o egoísmo e o ódio, tão latentes hoje; para, assim, ressuscitar com Cristo ao amor sincero. Para que essa conversão seja concreta na conduta dos fiéis, todos os anos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe um tema específico para iluminar a caminhada quaresmal dos brasileiros.

Este ano o tema é “Fraternidade e Educação”. Em que esse tema reflete fé e conversão? Os indicadores comportamentais e culturais de nossa sociedade denunciam uma forte crise de valores, com desigualdade social crescente escandalosa, gerando profundas lacunas na educação e na vida de milhões de pessoas e famílias. Por um lado há grande progresso tecnológico, mas por outro se regride em solidariedade. Diante disso, o objetivo geral da Campanha da Fraternidade de 2022 convida a “promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.” Educar não se resume a ter diplomas, mas a desenvolver o ser humano por inteiro: moral, social, ética, emocional, politica e espiritualmente.

Para que isso aconteça, os objetivos específicos da CF 2022, nos dão pistas iluminadoras:

1.Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia. – 2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.  – 3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus. – 4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino. – 5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.  – 6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.  – 7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

E nós, diante desses objetivos específicos, o que podemos fazer em nossa comunidade paroquial, na família, no ambiente diário, para que haja uma educação fecundada nos valores do Evangelho? O tempo da Quaresma nos desperta a ser homens e mulheres que se disponham a construir um mundo no qual todos sejam irmãos e irmãs, e todo aquele que foi educado “fale com sabedoria e ensine com amor” (Pr 31,26).

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022 

Pai Santo, neste tempo favorável de conversão e compromisso, 

dai-nos a graça de sermos educados pela Palavra que liberta e salva. 

Livrai-nos da influência negativa 

de uma cultura em que 

a educação não é assumida como ato de amor aos irmãos 

e de esperança no ser humano. 

Renovai-nos com a vossa graça para vencermos 

o medo, o desânimo e o cansaço, 

e ajudai-nos a promover uma educação integral, fraterna e solidária. 

Fortalecei-nos, para que sejamos corajosos 

na missão de educar para a vida plena em família, 

em comunidades eclesiais missionárias, 

nas escolas, nas universidades e em todos os ambientes. 

Ensinai-nos a falar com sabedoria e educar com amor! 

Fazei com que a Virgem Maria, Mãe educadora, 

com a sabedoria dos pequenos e pobres, 

nos ajude a educar e servir 

com a pedagogia do diálogo, da solidariedade e da paz. 

Por Jesus, vosso Filho amado, 

no Espírito, Senhor que dá a vida. 

Amém.