Blog

03/04/2020

O nascimento do Profeta da Comunicação (texto com áudio)

Por Eligelson Barroso, Seminarista Paulino

O Bem-aventurado Tiago Alberione, presbítero e fundador da Família Paulina, foi um profeta da comunicação, um homem à frente de sua época e atento aos sinais do tempo. Um dos primeiros a olhar para comunicação como modo de evangelização na Igreja. A sua biografia faz memória de um contexto familiar na qual iria nascer o menino Tiago traçando as características de uma família simples, cristã e formada por camponeses que ganhavam o sustento labutando em terras de terceiros na aldeia de São Lourenço de Fossano – Itália.

Eram tempos difíceis e a família Alberione precisava trabalhar duro para garantir seu sustento. Contudo, apesar das dificuldades, o dom de uma nova vida sempre foi motivo para celebrar. Acontecimento extraordinário que alegrava a todos principalmente aquele núcleo familiar. Nesse sentido, nasce em 04 de abril de 1884, Tiago Alberione o quinto filho do Sr. Miguel Alberione e da Sra. Teresa Alloco. Era uma criança muito fraca e franzina e seus pais receavam que não pudesse resistir e vir a óbito, porém, apesar de todo esse perigo, o menino resistiu e cresceu junto à família sempre ajudando na lavoura com as dificuldades e as alegrias do dia a dia.

Tiago, desde a infância, sempre cultivou o gosto pelo estudo e se destacava no esforço para aprender. Sua primeira luz se deu ainda na escola quando esse fora interrogado por sua professora, Rosina Cardona, manifestando o desejo pelo sacerdócio:“vou ser padre!”. Sua maturidade e responsabilidade o levaram a cedo receber os primeiros sacramentos da iniciação cristã: eucaristia e crisma. A Educação na família dos Alberione sempre foi até o terceiro ano primário quando esses deixavam a escola para seguir com o trabalho na roça. Tiago, por seu esforço, interesse, e dedicação obteve permissão para dar continuidade aos estudos.

Como alimentava o propósito pelo sacerdócio, o jovem Tiago encontrou no apoio de seu pároco, Pe. Montersino, o incentivo e a confiança para ter seu desejo realizado, já que na época e pelas condições de sua família, manter um filho no seminário acarretaria muitas despesas da qual os pais não dispunham. O auxílio de Pe. Montersino foi decisivo para que Tiago chegasse até o seminário de Brá. O consentimento da família e a proximidade do seminário de sua casa favoreceram a ajuda que seus pais lhe davam para que economizassem nas mensalidades dos estudos.

Após a sua admissão ao seminário de Brá, Tiago desenvolveu um senso de responsabilidade que o diferenciava dos outros colegas, principalmente o gosto pela piedade, simplicidade e leitura o fizeram apaixonar-se pelas ideias e pela força do raciocínio. No dia 07 de abril de 1900 Tiago saia definitivamente de Brá regressando para junto de seus pais. Demito do seminário, o jovem retorna a sua casa tendo que recomeçar novamente. No entanto, sempre pôde contar com a ajuda de seu irmão João Luís que em solidariedade a Tiago se oferecia para trabalhar em seu lugar e, assim, pudesse ter mais tempo para ler e estudar. Diante desse novo cenário, mais uma vez, o jovem encontrava em seu pároco a ajuda necessária que o conduziria para outro seminário. Tal atitude se deu graças à percepção de Pe. Motersino para sua piedade, desejo pela missionaridade e gosto pelo estudo levaram o pároco a encaminha-lo desta vez para o seminário de Alba.

A história do Bem-aventurado Tiago Alberione, até aqui, busca iluminar o nosso conhecimento com a trajetória de um homem que deste muito cedo traçou para si um objetivo de vida e dele não se desviou mesmo quando os outros sequer acreditavam que dele poderia sair algo de bom. Aprendeu com seus limites e dificuldades a fazer da vida uma perfeita oferenda de amor capaz de comunicar o amor. Desse amor a Deus e a Igreja, nasceu a Família Paulina com a missão de ser fonte de boa e verdadeira comunicação sob o olhar de Maria Rainha dos Apóstolos e de São Paulo Apóstolo que intercedem por nós junto ao Divino Mestre Caminho, Verdade e Vida[1].

*(Texto e áudio)

____________________________________________________________________________________________

[1] LUÍS, Rolfo. Padre Alberione: anotações para uma biografia. Trad. José Raimundo Vidigal. 2 ed. rev. ampl. São Paulo: Paulus, 2001.

LÚCIO, Antônio (Org.); PEREZ, José (Org.). Modelos de santidade da família paulina. São Paulo: Paulus, 2020.

, ,