Blog

22/03/2020

Em tempos da Pandemia: como celebrar em família?

Por Serviço de Animação Vocacional

A Comunidade Formativa Padre Bernardo Bósio, dos Paulinos de Campinas, reunida neste domingo para celebrar a Eucaristia do Quarto Domingo da Quaresma nos dá algumas dicas, para bem participar da Eucaristia em família, através dos meios de comunicação disponíveis.

Irmãos e irmãs, diante da situação do Coronavírus ( covid-19), os meios de comunicação tornaram-se cada mais eficazes e úteis instrumentos de vida e esperança. Em todo o mundo, ritos e celebrações serão disponibilizados para manter as comunidades cristãs católicas alimentadas espiritualmente. Pela primeira vez na história, a comunhão e a fraternidade, ultrapassam sistematicamente às barreiras geográficas e estruturais. Algumas dicas de como melhor viver essa rede de amor:

Prepara a tua mente: Não é uma simples transmissão (live), é a celebração eucarística que nos faz parte da mesa universal do amor e da partilha. Toma consciência do que será transmitido.

Prepara o teu espírito:  Você é a igreja. Jesus está contigo e faz da tua família cenáculo vivo.

Prepara o teu corpo: Que o exterior corresponda ao interior. Levanta-te! Sintonize seu corpo com o wi-fi da fé!

Prepara a tua casa: Favoreça o clima: organize um espaço da casa com uma vela, o crucifixo e a bíblia.

Prepara tua família: Pede a colaboração de todos, evitando barulhos, distrações e conversas.

Participa junto: Responda às orações e cantos. Tenha fé no momento e coloque suas intenções na mesa eucarística.

Liturgia da Palavra: Pegue seu celular, bíblia, liturgia diária, folheto. Deus fala ao seu povo.

Liturgia Eucarística: Jesus se faz presente na mesa da partilha, é corpo, sangue, alma e divindade. Sinta-se participante do amor celebrado.

Comunhão espiritual: A comunhão é feita mediante a fé autêntica. A fé nos faz filhos de Deus e portanto participantes do mistério celebrado.

Oração para comunhão espiritual

Jesus mestre, cremos que está presente no meio de nós. Na eucaristia, faz-se presença viva e atuante, porque cremos no projeto do reino e no santíssimo sacramento. Nosso amor por ti, deve ser maior que todos os medos e desesperanças, não podemos receber-te fisicamente, mas nossa fé nos faz crer que habitas no coração humano, vinde espiritualmente até nós!

Permita-nos, Ó Jesus Cristo mestre, caminho, verdade e vida, fazer-nos tão perto de vós, que acolhendo-o, abraçando-o e amando-o de corpo e alma, possamos colocar nossas palavras em gestos concretos de fraternidade e solidariedade.

Tornai-nos, Jesus de Nazaré, cada vez mais homens e mulheres de fé e mesmo de diante de desafios, doenças e epidemias, não percamos o sentido do teu amor e projeto de vida que nos fez todos irmãos. Amém.

Partilhamos também uma Oração pelos Doentes, do Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote Paulino:

Ó Jesus, manso e humilde de coração, nós te louvamos e agradecemos porque, sem cessar, fazes maravilhas em favor do teu povo sofrido. Tu, que és a medicina para todos os males, alivia os sofrimentos e cura as feridas de quantos padecem da alma e do corpo. Ó Senhor, fonte de amor e compaixão, consola os aflitos e alimenta a esperança dos que perderam a alegria de viver. Tu, que és o autor da vida, ensina-nos a valorizar e promover a saúde e concede-nos o dom de visitar e animar os que vivem no abandono e na solidão. E a nós, que em ti confiamos, ajuda-nos a transformar a situação de miséria e dor de tantos irmãos e irmãs que sofrem. Amém.

Sugerimos que navegue na nossa Capela Virtual: https://www.paulinos.org.br/capelavirtual/ e na nossa Rádio Paulus: https://www.paulus.com.br/radio/.

Horários de Missa nas TV’s Católicas

Rede vida

Domingo: 8h e 17:30h
Segunda a sexta: 6:55h, 9h e 19h
Sábado: 7h, 9h, 15h e 17:30h

Tv século 21

Domingo: 16h
Segunda a sábado: 7:45h
Sexta-feira: 19:30h

Tv Aparecida
Domingo: 8h e 18h
Segunda a sexta: 6:45h, 9h e 18h
Sábado: 6:45h, 8h e 18h

Tv Pai Eterno

Domingo: 6h, 8h, 10h e 17:30
Segunda a sexta: 7h e 19:30
Quarta-feira: 7h, 9h e 19:30h
Sábado: 7h e 17:30

Tv Nazaré
Domingo: 7h, 10h e 18h
Segunda a sexta: 7h, 12h e 18h
sábado: 9h e 12h

Tv horizonte

Domingo: 8h e 15h
Segunda a sexta: 9h e 15h
Sábado: 15h

TV Canção Nova

Todos os dias: 7h
Segunda: 15:30 e 19:30
Terça, quarta e sexta: 20h
Quinta: 7h, 16:30 e 20h
( excepcionalmente em 19/03 às 19:30)

Tv evangelizar

Domingo: 8h, 11h e 18h
Segunda a quarta: 7:30, 12h e 16:30
Quinta-feira: 7:30, 12h e 16:30
Sábado: 19h

Tv imaculada

Todos os dias: 7h