Blog

31/10/2020

FAPCOM: 15 anos transformando vidas

Entrevista por ocasião dos 15 anos da FAPCOM

A Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM), pertencente à congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, localizada no bairro da Vila Mariana, em São Paulo-SP, comemora quinze anos de fundação no dia 31 de outubro de 2020. Convidamos o Padre Antonio Iraildo, sacerdote paulino, doutor em Comunicação e Semiótica e atual diretor da faculdade para nos conceder uma entrevista sobre essa data, a história da faculdade, suas alegrias e esperanças, bem como os frutos colhidos ao longo do tempo.

Padre Antonio Iraildo, atual Diretor da FAPCOM

Serviço de Animação Vocacional: Padre Antonio Iraildo, como surgiu a ideia da criação de uma faculdade voltada para a comunicação no apostolado paulino?

Padre Antonio Iraildo: De acordo com nosso Fundador, o Bem-aventurado Tiago Alberione, a docência é algo inerente à nossa missão. A FAPCOM faz parte do projeto da Congregação dos Paulinos no mundo (há também iniciativas nesse sentido na Índia, Filipinas, Colômbia e México). Os Centros de Estudos em Comunicação têm o objetivo de promover e “criar pensamento” naquilo que é específico para nós: a comunicação. A FAPCOM nasceu em 31 de outubro de 2005 no Brasil, após um longo período de estudos, projetos e balizamento das condições para sua implementação. Ela é fruto do esforço e da sensibilidade dos Paulinos de reconhecerem os sinais dos tempos e a necessidade urgente de formação humanística de profissionais no campo da comunicação, que possam servir a Igreja e a sociedade em geral.

Padre Sílvio Sassi (à direita) e Padre Manoel Quinta (à esquerda) durante a inauguração da FAPCOM em 2005

SAV: Quem ajudou a construir e constrói hoje a história da FAPCOM?

Padre Antonio Iraildo: A construção de um projeto, neste caso de um projeto de uma instituição religiosa, é resultado de um trabalho de muitas mãos e de muitas mentes. E, sobretudo, de muita oração, supõe-se. Sem dúvida, a construção da FAPCOM se deu pelo esforço de toda a comunidade dos Paulinos e de seus colaboradores no Brasil. Claro que se deve, em grande parte, àqueles que estavam e estão à frente de funções de decisões, como provinciais, diretores e seus conselhos, desde o projeto à execução. Nos inícios, esteve à frente do projeto e como primeiro diretor, o Pe. Manoel Quinta, em seguida o Pe. Mario Pizetta. A partir do ano de 2013, a instituição assumiu uma forma de gestão mais colegiada: o diretor e, com ele, dois pró-diretores, o acadêmico e o administrativo. Naquele ano, Pe. Valdir de Castro assumiu como diretor, tendo como pró-diretor administrativo o Pe. Valdecir Uveda e como pró- diretor acadêmico eu. Em 2015, fui nomeado como diretor e comigo o Pe. Jakson Ferreira de Alencar (pró-diretor acadêmico) e o Pe. Valdecir Uveda (pró-diretor administrativo). Em 2019, fui renomeado diretor e comigo estão o Pe. Erivaldo Dantas (pró-diretor acadêmico) e o Pe. Benedito Bueno (pró-diretor administrativo). Desde 2016, instituímos formalmente a Pastoral Universitária, que sempre teve à frente uma coordenação de Paulinos. Colaboraram com a pastoral, Pe. Tom Viana, Jr. Mario Roberto e Jr. Francisco Galvão. Atualmente estão na coordenação os postulantes Ednoel Ribeiro e Daniel Almeida. Para além dos nomes citados, a FAPCOM é pensada em sintonia com a Direção Geral de Apostolado e o Conselho de Paulinos. No entanto, como disse logo no início, a FAPCOM é feita por toda a comunidade dos Paulinos e seus colaboradores. A eles nossa imensa gratidão. Somos 50 professores e 42 do corpo técnico administrativo. Dentro da organização acadêmica, cada curso tem sua coordenação, bem como os principais setores técnicos. Agreguem-se ainda os setores da Central Administrativa (Paulus), como Assistência Social, Jurídico, Patrimônio, Financeiro, RH, TI e outros. Isso para dizer também da complexidade que nem sempre se percebe na gestão da instituição. Mas é toda essa força que faz a FAPCOM ser o que é.

Da direita para esquerda: Padre Benedito Antonio, Padre Valdecir Uveda, Irmão Francisco Galvão, Padre Erivaldo Dantas, Pe. Jakson Alencar e Padre Antonio Iraildo

SAV: Quais são os cursos oferecidos pela FAPCOM e sua colaboração na formação de uma sociedade mais humana e fraterna?

Padre Antonio Iraildo: A FAPCOM iniciou sua atuação no Ensino Superior com o Curso de Comunicação Social, oferecendo quatro habilitações: Jornalismo, Rádio e Televisão, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Em 2011, lançou o curso de Filosofia (bacharelado e licenciatura), inaugurando um novo segmento na Educação Superior: refletir as questões humanas e contemporâneas de um modo filosófico e focado nos processos de comunicação que permeiam nossa sociedade. Em 2013, lançou os cursos de Graduação Tecnológica em Fotografia e em Produção Multimídia, com duração de 2 anos. Em 2015, lançou o curso de Graduação Tecnológica em Produção Audiovisual, autorizado com nota máxima na avaliação do MEC. Em 2017, lançou a Revista de Comunicação PAULUS e a Pós-Graduação (Lato Sensu) em Gestão de Serviços do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Em 2018, iniciou a primeira turma do curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Produção Editorial. Além disso, no campo da extensão e da pesquisa, a instituição tem uma vasta programação de cursos e projetos.

SAV: Em sua missão e valores qual a relação do apóstolo Paulo, grande pensador do cristianismo com a FAPCOM?

Padre Antonio Iraildo: O apóstolo Paulo tem relação direta com a FAPCOM, porque ele é o grande comunicador, educador, “pai e fundador da congregação”. Assim assinalamos nossos valores institucionais: Os valores que norteiam a FAPCOM se fundamentam em princípios cristãos expressos no modo de ser do apóstolo Paulo, marcado pela universalidade, respeito ao próximo, diálogo com as culturas, ética, justiça e solidariedade.

SAV: Nestes 15 anos de existência da FAPCOM, quais são os maiores desafios e os frutos colhidos nesta caminhada?

Padre Antonio Iraildo: Um dos maiores desafios hoje diz respeito à sustentabilidade financeira em um cenário de profunda crise econômica. Por outro lado, jamais ceder a uma educação mercantilista e rasa. Além disso, a falta de projeto nacional de políticas para a educação tem causado um desgaste, um desmonte terrível neste campo, bem como desestimulado e impedido a muitos jovens o acesso ao ensino superior. Por outro lado, muito nos anima o testemunho de nossos alunos egressos, sua atuação no mundo do trabalho, com postura ética e sensibilidade social. Nestes 15 anos, a FAPCOM já graduou 2.063 alunos e os dois cursos de pós-graduação já formaram 83 pessoas. Muito nos alegra que na graduação a maioria deles constitui o primeiro da família a concluir um curso superior. De fato, a FAPCOM tem transformado vidas e realizado sonhos. Considerando os índices de avalição do MEC, todos os cursos da FAPCOM estão na faixa de excelência: 4 e 5, o que configura a instituição hoje como uma das melhores escolas de comunicação do Brasil.

SAV: Padre Alberione dizia: “Fazei a todos a caridade na verdade”. Como se experimenta isso no apostolado educacional da FAPCOM?

Padre Antonio Iraildo: Isso tem a ver com a necessidade de consistência de nosso projeto e linhas pedagógicas. A educação para nós é missão, não só um negócio. Daí a necessidade de um empenho constante da gestão junto às coordenações de cursos e professores, para que a alma institucional ou a cor paulina exale em todas as atividades.  Eu acredito que a base dessa questão consiste na educação para o bom uso das ferramentas de comunicação, as tradicionais e as digitais. A caridade da verdade tem a ver também, entre outros aspectos, com a capacidade de não se conformar com as superficialidades. Seja qual for a matéria, seja qual for o problema, faz-se necessário o interesse por mergulhar fundo, para não se deixar enganar, nem manipular pela mentira, hoje tão propagada pela expressão fake news.

 

SAV: Em um mundo plural, digital e cada vez mais veloz em tecnologias, como a FAPCOM vem atuando em sua missão de fazer o bem a todos com os meios do tempo?

Padre Antonio Iraildo: É humanamente impossível estar em dia com o que há de mais avançado na tecnologia da comunicação. Mas é possível ser crítico também em relação a ela. Não se trata apenas de ter a tecnologia, mas de pensá-la. Isso não é fácil, porque exige a paciência do conceito. Isto é, leitura. Leitura dos livros e leitura da realidade. O segredo talvez esteja na “fidelidade criativa” ao Fundador; observando atentamente o fenômeno da comunicação, hoje precisaríamos de mais ousadia, no que diz respeito ao digital.

SAV: Quais as perspectivas da FAPCOM para o futuro, em meio a este tempo de incertezas que estamos vivenciando em razão da pandemia?

Padre Antonio Iraildo: O momento exige prudência, decisões inteligentes e muito trabalho em equipe: aquilo que hoje o papa Francisco tem insistido no termo sinodalidade, que é caminhar juntos. Ninguém tem muito certo o que virá do pós-pandemia. Mas temos a esperança e a fé. Queremos levar adiante o projeto da FAPCOM criativamente, procurando observar as possíveis oportunidades que surgem em meio ao caos. Reafirmamos o que consta em nossa missão institucional: promover o ser humano por meio de uma formação integrada às áreas de comunicação, filosofia e tecnologia, com sólidos conhecimentos teóricos, para atuar no mundo do trabalho com profissionalismo, ética e responsabilidade social. Para o presente e para o futuro, certamente teremos de pensar muito nas iniciativas relacionadas ao ambiente digital. Sem perder de vista a importância da presença, algo que valorizamos muito, inclusive, em nossas campanhas, sempre reforçamos o 100% presencial; temos, porém, um vasto campo a explorar no ambiente digital.

SAV: Que mensagem o senhor deixa para todas as pessoas que, juntamente com os Paulinos e a comunidade acadêmica da FAPCOM, acreditam no uso da comunicação para promoção do bem comum e dignidade da pessoa humana?

Padre Antonio Iraildo: Costumo dizer que a FAPCOM, além do edifício belo e todas as suas instalações, é feita de pessoas, com seus corpos. E são essas pessoas que fazem a FAPCOM. Somos muito gratos a todos os colaboradores que estiveram e estão conosco, trabalhando neste projeto por uma educação de qualidade e humanística. Nossos alunos são as personagens principais na FAPCOM. A eles servimos no ofício de educar para a comunicação. São eles que evidenciam, na vida e no mundo do trabalho, se o que oferecermos foi e é relevante.

Na verdade, minha mensagem é de agradecimento. Nós somos um corpo com muitos membros, como nos ensina São Paulo. Ninguém faz nada sozinho. Nossa gratidão aos Paulinos que se doaram aqui nos inícios e aos de agora. Todos os desafios temos enfrentado com muito diálogo e colegialidade. Gratidão a todo o corpo docente e técnico administrativo. Graças aos colaboradores, a FAPCOM é o que é hoje. A FAPCOM tem muito potencial e muito futuro. Eu acredito nisso. A celebração dos seus 15 anos é a renovação de nosso entusiasmo e nossa paixão pela comunicação. A comunicação como a busca da relação e do compartilhamento com o outro, o que nós chamamos de comunhão. O espírito paulino de ousadia e dedicação seja nossa inspiração. Vida longa à FAPCOM! Obrigado!

 

 

Outras fotos

Atividades da Pastoral Universitária FAPCOM

Atividades da Pastoral Universitária FAPCOM

Padre Valdir José de Castro, quanDo então Diretor da FAPCOM presidindo mesa de uma aula magna

Pe. Mário Pizetta (à direita) quando Diretor da FAPCOM

Conheça mais a FAPCOM:

https://www.fapcom.edu.br/

 

, , , , , ,