Blog

06/06/2014

Eu faço parte dos cem anos dos Paulinos, e você?

Por Rafael Tadeu, Vocacionado Paulino

No dia 20 de agosto de 2014, a congregação dos Padres e Irmãos Paulinos completará 100 de presença no mundo. O que isso significa para os jovens que desejam ingressar nessa congregação? Certamente, celebrar cem anos é um momento oportuno para dar graça a Deus por tantas coisas boas que os Paulinos realizam por meio do carisma e da missão que o bem-aventurado padre Tiago Alberione deixou para todos os filhos.

Para nós, jovens que desejamos seguir os mesmos passos de Alberione, a celebração do centenário é uma resposta clara de que o carisma é jovem e deve ser vivido por gente jovem. Gente que acredita que é possível fazer mais e melhor pelos destinatários do nosso tempo, sobretudo na divulgação da Palavra de Deus. Celebrar cem anos de evangelização, com o apostolado da comunicação é ser ousado, é acreditar que, apesar dos desafios e as barreiras existentes em nossa sociedade, é possível fazer algo de bom para as pessoas do nosso tempo.

Seja por meio de um livro, de uma mensagem, de um texto, das redes sociais, de uma revista, de um site, de um blog, de um folheto de missa etc., sempre vai existir uma brecha para que possamos trabalhar, falando de todas as coisas cristãmente. Como vocacionado dos Padres e Irmãos Paulinos,  quero poder expressar a minha alegria de fazer parte dessa família maravilhosa.

Que Deus me dê saúde para que eu possa aproveitar bastante esse tempo de acompanhamento vocacional, para conhecer mais de perto a missão e o carisma dos Paulinos. Quero poder contribuir com uma missão tão bonita e atual na vida da Igreja, uma missão que mexe com a cabeça da juventude. Uma missão que nos provoca em todos os sentidos, sobretudo no que se refere ao exercício do apostolado de pode fazer mais pelos homens e mulheres do nosso tempo.

Por isso, mais do que celebrar cem anos de presença no mundo, é momento oportuno para pedirmos a Deus as graças necessárias para que o carisma, a missão e a espiritualidade dos Paulinos continuem cativando os jovens a seguirem esse mesmo caminho. E que possamos entrar nesse caminho seguindo as orientações de Jesus Mestre: “Eis que estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20). Que o Senhor nos proteja e nos anime na caminhada!