Blog

01/07/2014

O discípulo missionário e o carisma Paulino

Por Enóquio Santana - Vocacionado Paulino

Olá amigos, sou Enóquio Santana Corveia de Souza, natural de Miracema, RJ e também sou vocacionado da congregação dos Padres e Irmãos Paulinos. Fui convidado pelo Animador Vocacional dos Paulinos para escrever um artigo com o seguinte tema: o discípulo missionário e o carisma Paulino. Bom, diante de tudo aquilo que eu já li dos materiais do acompanhamento vocacional, posso dizer que considero os Paulinos como verdadeiros discípulos da comunicação, homens que evangelizam de uma forma diferente para cativar as pessoas, falando de tudo cristãmente. Isso toca o coração da juventude que deseja mais, que quer fazer alguma coisa por esse século, questionamento esse feito também pelo fundador da congregação, Pe. Tiago Alberione que decidiu fazer alguma coisa pelo novo século.

Considero Tiago Alberione como um gênio, um homem muito ousado, um guerreiro, um homem que sempre esteve à frente de seu tempo, imaginando um jeito novo de levar o Evangelho à sociedade. Certamente, foi um apóstolo que não mediu esforços para levar adiante o seu sonho. Como se não bastasse isso, Alberione buscou as fontes necessárias para cultivar uma espiritualidade bem fundamentada: Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida; Paulo Apóstolos e Maria, Rainha dos Apóstolos. Dizendo numa linguagem como a que escutamos pelas ruas, Alberione foi o CARA.

Ao ler o livro “Padres e Irmãos Paulinos”, percebi que os Paulinos são grandes discípulos e missionários do Senhor. Eles são homens que cultivam a oração, o estudo, a vida comunitária e o apostolado. Tudo isso faz parte da missão e do carisma. Certamente, para manter tudo isso no dia a dia é preciso ter um certo equilíbrio. Não se pode privilegiar um e nem outro, todos devem ser cultivados simultaneamente. Que coisa linda! Quando li esse livro meus olhos encheram-se de lágrimas porque achei muito bonito a forma de evangelizar os destinatários do nosso tempo. É simples, mas ao mesmo tempo moderno e cativante.

Agradeço muito a Deus por ter conhecido a missão dos Paulinos. Fica também meu agradecimento ao Animador Vocacional pelo lindo trabalho que ele faz em cativar os jovens, falando da missão e do carisma dos Paulinos. Que Deus ilumine meu caminho e me dê força para que eu possa continuar meu discernimento vocacional e, com grande alegria, fazer parte dessa congregação. Quero somar forças para evangelizar, cativar as pessoas por meio do trabalho, da oração, do estudo e da vida comunitária. Que Deus possa derramar muitas bênçãos sobre todos os Paulinos.