Blog

27/08/2021

Padre Alberione, uma herança para o mundo

Por Serviço de Animação Vocacional

Apresentar o bem-aventurado Tiago Alberione como uma herança para o mundo é, antes de tudo, olhar para a sua história de vida e perceber que ele foi um pai para todos os membros da Família Paulina. A palavra herança nos remete normalmente a um conjunto de bens materiais, direitos, deveres e obrigações, que uma pessoa falecida deixa para os seus parentes. No caso de Alberione, porém, o conceito de herança vai além: ele nos deixou um grande legado, principalmente no campo da espiritualidade. Ele foi um verdadeiro pai que não mediu esforços para oferecer aos seus ­filhos, ao longo de toda a sua vida, amor à oração, amor ao estudo, amor ao trabalho e amor à pobreza.

Como um bom pai e sempre à frente de seu tempo, Alberione transmitiu para os seus fi­lhos a mesma missão que recebeu do Senhor, na passagem do século 1900 para 1901, na Catedral de Alba, Itália: “Fazer alguma coisa para os homens e mulheres do novo século”. Inspirados no coração universal do apóstolo Paulo e Maria,   Rainha dos Apóstolos, nós, Padres e Irmãos Paulinos, cultivamos, a cada dia, esta missão deixada pelo bem–aventurado Pe. Tiago Alberione, de anunciar o Evangelho a todos os destinatários do nosso tempo, através da cultura da comunicação.

Com isso, somos conscientes de que com a partida de Alberione para a casa do Pai, que se deu no dia 26 de novembro de 1971, a missão não foi abandonada, pelo contrário, sentimos que é preciso dar continuidade a essa missão que nos foi deixada como herança. Por isso, a cada dia rendemos graças a Deus por ter suscitado na Igreja o bem-aventurado Tiago Alberione e por continuar abençoando a Família Paulina e mandando para ela jovens que também sonham em fazer alguma coisa pela humanidade.

Que Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, nos dê sabedoria e discernimento para levarmos adiante a missão de Alberione com criatividade, para fazer com que a mensagem do Evangelho chegue a todos os povos.