Blog

25/11/2022

O Fundador de dez instituições a serviço da Igreja

Por Felipe Borges, Noviço Paulino

No dia 26 de novembro, celebramos a memória litúrgica de um homem que não perdeu as oportunidades que o Senhor lhe deu para fazer o bem, e fazer o bem com meios mais velozes e eficazes. Ele foi beatificado pelo Papa São João Paulo II, em 27 de abril de 2003, em cuja homilia apresentava bem este apóstolos dos nossos tempos, dizendo que ele “intuiu a necessidade de dar a conhecer Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, ‘aos homens do nosso tempo com os meios do nosso tempo’, como gostava de dizer , e inspirou-se no apóstolo Paulo, que definia ‘teólogo e arquiteto da Igreja’, permanecendo sempre dócil e fiel ao Magistério do Sucessor de Pedro, ‘farol’ de verdade num mundo muitas vezes privado de referências ideais firmes”.

Todo grande homem tem uma grande história, assim também a de Tiago Alberione, que nascia em São Lourenço de Fossano na Itália no dia 4 de abril de 1884, tem muito a nos dizer com suas vivências. Um homem nascido numa família humilde de camponeses que desde pequeno aprendeu de sua mãe o amor a Deus e às pessoas, como também a devoção a Maria. Às vezes trabalhando a noite no campo com seus pais, cansado da jornada, tomado pelo sono, o lampião que segurava começou a balançar e sua mãe lhe disse: “Tiago, faça luz”. Esse episódio será compreendido anos mais tardes, com as 10 luzes que deixará para Igreja com seus diversos carismas e modos de servir. Essa luz se intensifica na grande adoração da passagem do século, entre a noite de 31 de dezembro de 1899 e 1º de janeiro de 1901, onde sente esse clarão: “Uma luz especial veio da Hóstia, compreendeu melhor o convite de Jesus: ‘Vinde a mim todos…’ Pareceu-lhe entender o coração do grande papa, os convites da Igreja, a missão verdadeira do sacerdote. Pareceu-lhe evidente o que Toniolo dizia a respeito do dever de ser apóstolos de hoje, usando os meios empregados pelos adversários; sentiu-se profundamente obrigado a preparar-se para fazer algo pelo Senhor e pelos homens do novo século com os quais viveria” (AD 15)*.

As luzes iam ficando mais fortes, sendo já padre, vem o desejo lá pelos anos 1910 de reunir muitos jovens, muitas jovens, num grande ideal de evangelização sendo escritores, técnicos e propagandistas, porém religiosos e religiosas. Assumindo dentre muitas funções, a de diretor espiritual do seminário de sua diocese de Alba,  em 1913 recebe uma grande missão do seus bispo, dom Francisco Ré: Dirigir o jornal Gazzeta d’Alba, que será o ponta pé inicial da sua primeira fundação que nos primeiros anos se chamará Escola Tipográfica Pequeno Operário, primeira dentre as muitas obras do Padre Alberione, que receberá depois o nome daquele que muito estimulou seu ardor apostólico, o Apóstolo Paulo, através da leitura da sua carta aos Romanos. Sendo a sua primeira fundação a Sociedade de São Paulo.

Apresentamos em ordem cronológica as fundações e seus carismas:

I. Pia Sociedade de São Paulo, nascida em Alba (norte da Itália), no dia 20 de agosto de 1914 (não por acaso dia de São Bernardo, grande escritor). Que tem como missão evangelizar na cultura da comunicação. Nos primeiros anos com a imprensa (livros, jornais e revistas), se aproveitando aos poucos dos meios de comunicação que iam surgindo e surgem, aqueles meios que eram usados para difundir o mal, podem ser muito usados para difundir o bem. Os membros desta congregação, os Padres e Irmãos Paulinos, se inspiram no apóstolo Paulo que usou como primeiro meio de comunicação, as cartas, para evangelizar. No Brasil chegaram também num dia 20 de agosto, mas do ano 1931, sendo a primeira fundação no exterior. E hoje estão presente em todo Brasil, por meio de 34 livrarias, comunidades, paróquia, Faculdade (FAPCOM), rádio online, mídias digitais e tantas outras iniciativas para comunicar o Evangelho.

II. Filhas de São Paulo, fundadas também em Alba no dia 15 de junho de 1915. Mais conhecidas como Irmãs Paulinas que aqui chegaram no mesmo ano dos Paulinos, porém no dia 21 de outubro. Mulheres consagradas a evangelizar com os meios de comunicação, doando como Paulo, sem medo a vida pelo Evangelho. Não se pode esquecer a figura da primeira Superiora Geral, a Venerável Tecla Merlo, grande colaboradora do Padre Alberione, uma mulher de grande visão espiritual e dedicação sem reservas a evangelização com os meios modernos.

III. Associação dos Cooperadores Paulinos, nascida em Alba no dia 30 de junho de 1917, inicialmente chamada União dos Cooperadores da Boa Imprensa, são de fato grandes leigos e leigas que colaboram com a missão da Família Paulina, vivendo o seu espírito e ajudando com orações, ofertas e difusão das suas iniciativas.

IV. Pias Discípulas do Divino Mestre, são mulheres consagradas que vivem um tríplice apostolado muito fundamental, que é raiz para toda família Paulina: Eucaristia sacerdócio e liturgia. Nasceram no dia 10 e fevereiro de 1924, também na cidade de Alba. Foram fundadas no Brasil em 26 de julho de 1956.

V. Irmãs de Jesus Bom Pastor, conhecidas como Pastorinhas, foram fundadas em 7 de outubro de 1938 em Genzano (Itália), no Brasil chegaram em 10 de outubro de 1946. O carisma dessas irmãs é participar da missão de Cristo Bom Pastor em colaboração com nas paróquias, escolas e outras realidades em comunhão com todo Povo de Deus, marcando presença especialmente onde faltam ministros ordenados levando o Evangelho com formação catequética, bíblica e social.

VI. Irmãs de Maria Rainha dos Apóstolos pelas vocações, as irmãs Apostolinas, foram fundadas em 8 de setembro de 1959. Sua missão é ajudar e acompanhar as pessoas no discernimento vocacional, bem como promover uma profunda “cultura vocacional”. Realizando sua missão através de centros vocacionais, retiros, encontros, exposições, colaboração na pastoral vocacional e outras iniciativas. Foram fundadas no Brasil em 13 de janeiro de 1985.

VII. Instituto São Gabriel Arcanjo, aprovados pela Igreja em 8 de abril de 1960, são leigos que vivem a consagração religiosa no ambiente social. Conhecidos como Gabrielinos, são chamados a como o anjo Gabriel comunicar. a boa notícia de Cristo Mestre com os meios modernos e difundir o carisma paulino. São acompanhados, como os demais institutos de vida secular que veremos adiante, pelos Padres e Irmãos Paulinos.

VIII. Instituto Nossa Senhora da Anunciação, as Anunciatinas foram também reconhecidas pela Igreja em 8 de abril de 1960, são leigas que vivem a sua consagração no ambiente familiar e são chamadas a anunciar o Evangelho com os meios de comunicação na realidade em que estão inseridas, vivendo a espiritualidade paulina.

IX. Instituto Jesus Sacerdote, destinado aos padres e bispos diocesanos que desejam viver a espiritualidade paulina e viver na sua realidade pastoral o carisma paulino, evangelizando com os meios de comunicação, vivendo e dando ao mundo Jesus Mestre Caminho verdade e vida. Foram também reconhecidos pela Igreja no ano de 1960.

X. Instituto Santa Família, finalidade do Instituto é a santificação da vida conjugal e familiar, vivendo a espiritualidade paulina. Foram reconhecidos pela Igreja na década de 90.

Enfim, são 10 instituições preciosas e operosas na Igreja, que formam esta grande Família Paulina que “aspira a viver integralmente o Evangelho de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no espírito de são Paulo, sob o olhar da Rainha dos Apóstolos. Nessa Família não há muitas peculiaridades, nem devoções especiais, nem demasiadas formalidades, busca-se, porém, a vida em Cristo Mestre e na Igreja…” (AD 93-94-95), sempre pela Igreja e com a Igreja. E o bem-aventurado Tiago Alberione, deixa um grande segredo para seus filhos e filhas e para você, caro leitor: “O segredo da grandeza está em deixar-se modelar por Deus, vivendo em Cristo”.

Saiba mais em https://www.alberione.org/?lang=pt-pt

* Abundantes Divitiae Gratiae Suae [AD]: História carismática da Família Paulina, Paulus, 2000.

, , ,