Blog

27/04/2021

O milagre para a beatificação do Venerável Pe. Tiago Alberione

Por Pe. Antônio Lúcio, ssp


Tendo em vista a beatificação de Pe. Alberione, a Postulação da Causa submeteu ao juízo da causa dos Santos, a presumida cura milagrosa da Anunciatina (membro do Instituto Nossa Senhora da Anunciação) Maria Librada González Rodriguez, nascida em Guadalajara (Jalisco, México), em 7 de setembro de 1931. No dia 4 de abril de 1989, devido a uma queda, Maria sofreu uma lesão no pé direito que teve que ser engessado, levando-a à imobilidade. Em 29 de abril foi internada com urgência em um hospital de Guadalajara com insuficiência respiratória causada por uma tromboembolia, permanecendo ali por 12 dias.
No dia seguinte à sua saída do hospital, foi internada novamente por fibrilação auricular associada a grave dispnéia (dificuldade em respirar normalmente), a que se seguiu em 19 de maio, um acidente vascular cerebral por embolia, que lhe causou hemiplegia (paralisia de um dos lados do corpo) facial e corporal com afasia (incapacidade ou dificuldade de falar como consequência da lesão cerebral).
No dia 20 de maio de 1989, vítima de nova crise respiratória muito mais grave que as precedentes, com a duração de meia hora, acompanhada por forte dor nos ombros, Maria sentiu que estava morrendo e invocou a ajuda divina por intercessão do Venerável Pe. Tiago Alberione. No mesmo instante, recuperou a capacidade de respirar normalmente sem necessidade de oxigênio. No dia 25 do mesmo mês pôde deixar a terapia intensiva.
A cura, considerada imediatamente milagrosa, em 1994 foi submetida à Investigação Diocesana aberta na Cúria de Guadalajara e reconhecida juridicamente válida pela Congregação para a Causa dos Santos, com Decreto de 10 de novembro de 1995. A Consulta Médica, em sua sessão no dia 14 de fevereiro de 2002, reconheceu que a cura foi relativamente rápida, completa, duradoura, inexplicável à luz dos atuais conhecimentos científicos. No dia 6 de setembro deste mesmo ano, celebrou-se o Congresso Peculiar dos Consultores Teólogos, e, no dia 15 de outubro, teve lugar a Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos, sendo Ponente da Causa o Exmo. Dom Andrea Maria Erba, bispo de Velletri-Segni.
Em 20 de dezembro de 2002, o Santo Padre, João Paulo II, leu o decreto para beatificação do Venerável Pe. Tiago Alberione, cuja solene proclamação e inscrição Martirológio Romano aconteceu no dia 27 de abril de 2003, na Praça de São Pedro, no Vaticano (Roma).

***
“O Senhor vai acendendo as lâmpadas diante de nós à medida que caminhamos e vamos precisando delas. Não acende todas de uma vez, no começo, quando ainda não são necessárias; não desperdiça energia, mas envia sempre no momento oportuno.” Pe. Alberione