Blog

28/10/2021

Solenidade de Jesus Mestre

Por Felipe Borges, Seminarista Paulino

“Para salvar-se é absolutamente necessário permanecer em Jesus Caminho, Verdade e Vida. Para ser cristão é absolutamente necessário permanecer em Jesus Caminho Verdade e Vida. Para ser religioso é absolutamente necessário viver melhor em Jesus Caminho, Verdade e Vida. Para fazer o apostolado é absolutamente necessário dar Jesus Caminho, Verdade e Vida.” Bem-aventurado Tiago Alberione

Todo último domingo do mês de outubro, a Família Paulina celebra o centro de sua missão e espiritualidade: Nosso Senhor Jesus Cristo Mestre, Caminho, Verdade e vida.

Quando falamos da devoção ao divino Mestre não se trata apenas de um “piedosismo ou sentimentalismo”. A devoção ao divino Mestre é o modo específico de aproximar e interiorizar a figura de Cristo Mestre. É uma totalidade de serviço, pensamento, ação e oração; mente, vontade e coração voltados ao Mestre Jesus: Caminho, Verdade e Vida. Já dizia o Bem-aventurado Tiago Alberione: “Devoção é consagração, dedicação ao Mestre Divino, Caminho, Verdade e Vida. Doação total, integral de nós mesmos, com as forças físicas, morais, intelectuais e também do ser do qual provém as forças. É receber tudo do Mestre na sua luz, no seu espírito, nos seus exemplos e na sua graça. Viver por Ele e d’Ele”.

O título “Mestre” não expressa somente a sua função de ensinar e os conteúdos do seu ensinamento, mas compreende também o exemplo das obras, que o torna modelo-força que ele comunica para o compreendermos e o imitarmos. Mestre se deve estender, portanto como aquele que ensina a verdade segundo Deus, aquele que é modelo de uma vida segundo Deus; aquele que oferece ajuda concreta para compreender a Deus e amá-lo concretamente.  Ao celebrarmos esta solenidade, fazemos das palavras do Papa Francisco na Fratelli Tutti nossa oração. Buscando internalizar os ensinamentos do Mestre em nossa vida: “Concedei-nos, a nós cristãos, que vivamos o Evangelho e reconheçamos Cristo em cada ser humano, para O vermos crucificado nas angústias dos abandonados e dos esquecidos deste mundo e ressuscitado em cada irmão que se levanta” (n. 287).

Oração ao Divino Mestre:

Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos com os anjos que cantaram os motivos da vossa encarnação: “Glória a Deus e paz aos homens”. Nós vos louvamos e agradecemos porque nos chamastes a participar de vossa missão. Acendei em nosso coração o fogo que ardia em vós, para que saibamos doar inteiramente a vida ao serviço de Deus e dos irmãos. Dai-nos a plenitude do vosso Espírito. Vivei em nós, ó Jesus, para que possamos irradiar-vos com o testemunho de nossa vida, e com o apostolado da oração, do sofrimento e das comunicações sociais. Senhor, enviai bons operários para a vossa messe! Iluminai os que ensinam através da palavra falada e escrita, e através dos modernos meios de comunicação. Infundi neles o Espírito Santo. Preparai as pessoas para acolherem a sua mensagem. Vinde, Mestre e Senhor! Ensinai e reinai no mundo inteiro, por meio de Maria, nossa mãe, mestra e rainha.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

(Da coroazinha ao divino Mestre)