Blog

03/09/2021

Venerável André Borello – Discípulo do Divino Mestre

Por Pe. Antonio Lúcio, ssp

Ricardo André Maria Borello nasceu em Mango, perto de Alba, Itália, em 8 de março de 1916. Santificou toda a sua juventude na oração e no trabalho, seguindo o exemplo de São José. Aceitou e ofereceu o trabalho como meio de santificação própria e redenção da humanidade. Militou nas fileiras da Ação Católica, pela qual possuía grande entusiasmo.

Aos 20 anos, exatamente no dia 8 de julho de 1936, respondendo ao chamado de Deus, ingressou na Pia Sociedade de São Paulo (Paulinos) como aspirante a discípulo do Divino Mestre (irmão ou frei). Com a intenção de fazer da sua vida uma oferta viva para glória de Deus e o bem dos homens, consagrou-se totalmente ao Senhor com a profissão religiosa. Colaborava com os sacerdotes paulinos na obra de evangelização com os meios de comunicação social.

Ir. André Borello sentia-se incapaz de graça tão grande e pedi que o ajudassem com a oração: “Pedi ao Senhor que me conceda a graça da humildade”. Sempre se distinguiu por duas virtudes: a humildade e a disponibilidade. “Que bom viver ao lado dos sacerdotes e sentir lado dos sacerdotes e sentir e pensar nas necessidades das almas, em união com eles, como uma mãe pensa e sente a necessidade dos seus filhos”: são palavras que exprimem a profundidade da sua intuição vivida na correspondência à sua vocação e missão paulinas.

Em março de 1948, motivado pelo seu grande amor à própria vocação e aos Paulinos e com o consentimento do seu diretor espiritual, ofereceu-se como vítima a Deus (oferecimento de sua vida) pelo desenvolvimento da congregação e para que todos os discípulos do Divino Mestre fossem fiéis a graça da vocação. Essa intenção aceita por Jesus Mestre, acompanhou-o até a morte: “Sinto em mim uma coisa que me faz sofrer muito: é o fato de alguns não serem fieis a própria vocação”. No ano de 1948 foi acometido por tubercuse, vindo a falecer no dia 4 de setembro, com 32 anos. Despediu-se dos irmãos da congregação com estas palavras: “Amemo-nos, adeus e até o céu”.

O Papa João Paulo II assinou o decreto no qual reconheceu a heroicidade do Ir. Ricardo André Maria Borello e proclamou-o venerável no dia 3 de março de 1990.

Oração pela beatificação do Venerável André Borello

Senhor nosso Deus, para comunicar ao mundo vosso amor de Pai, enviaste à terra vosso Filho único Jesus Cristo, e o constituíste Mestre, Caminho, Verdade e Vida da humanidade. Por intercessão de vosso fiel discípulo, o Venerável Irmão André Maria Borello, fazei que os instrumentos de comunicação social: imprensa, cinema, rádio, televisão, vídeo, Internet e todos os audiovisuais, sejam sempre empregados para a vossa glória e para a elevação humana e espiritual das pessoas e da sociedade. Pelo sacrifício da vida ainda jovem do vosso servo Borello, multiplica na Igreja e no mundo os sacerdotes, religiosos e leigos que se consagram a este multiforme apostolado e inspira a todas as pessoas de boa vontade a cooperar com a oração, ação e meios econômicos, a fim de que, com esses poderosos meios, a Igreja proclame o Evangelho a todos os povos. Glorifica este fiel discípulo, e por sua intercessão concedei-nos a graça que agora vos pedimos… (Pedir as graças de que necessita).

Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.

Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

São Paulo Apóstolo, rogai por nós.

De todo o pecado, livrai-nos, Senhor.