Blog

19/02/2021

A caminho da conversão

 

conceptual image focus on candle light with man hand holding wooden cross on bible and blurred world globe in the dark room, christian symbol show Jesus is the light of the world

Passou o tempo em que podia ser claramente percebida uma diferença radical entre os ricos cenários carnavalescos e o início do severo tempo quaresmal. Os açougueiros eram os que menos gostavam disso.

É claro que nem sempre nem em todo lugar a celebração da Quaresma trazia fartura de frutos espirituais. Contudo, algo do espírito cristão era assimilado por grande parte do povo. Ao passo que, hoje, poucos acompanham seriamente a caminhada quaresmal, rumo à celebração da Páscoa.

Aliás, não faltava (nem está faltando) o alegre pessoal que, da Europa e da América do Norte, chega com fartura para apreciar o super-famoso carnaval do Rio.

Pensamos se ainda vale a pena insistir com os fiéis para que se lembrem de que a Quaresma ainda não foi cancelada do calendário cristão. É bem verdade que ela não é de instituição divina, mas este tempo nos traz a lembrança significativa de Jesus a jejuar no deserto e a se preparar para enfrentar a paixão, a morte e a vitoriosa ressurreição.

É que todos precisamos de forte chamamento, a fim de concretizarmos nossa conversão. Pois ninguém, em sã consciência, pode afirmar que não precisa se converter a Deus e aos irmãos e irmãs.

De qualquer forma, a palavra de ordem de todo o tempo quaresmal é: “converter-se a Deus e aos irmãos”. No passado, o jejum era tido como meio para adquirir o domínio sobre si mesmo. Hoje, porém, somos convidados à renúncia de algo, a fim de beneficiar os mais pobres, que não conseguem livrar-se de sua situação de pobreza e até de miséria material.

Então será necessário pôr em movimento todas as nossas energias vitais, a fim de não corrermos o risco de ficar atolados no meio de um deserto, com as feras do pecado sempre de tocaia, prontas para devorar os desprevenidos da vida.

Pe. Virgílio, ssp (In memorian)

Fonte da imagem, cedida gratuitamente:

<a href=”https://br.freepik.com/fotos/vintage”>Vintage foto criado por jcomp – br.freepik.com</a>

, ,