Blog

24/05/2016

A Campanha da Fraternidade e a experiência da misericórdia

Por Centro Vocacional

LOGO

Neste ano a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos apresentou a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) com o tema: Casa comum nossa responsabilidade. Esta Campanha tem como missão conscientizar a todos sobre os cuidados que devemos ter com nossa Casa Comum. Muitos pensam que esta Campanha perdura apenas durante o período da quaresma, aí que se enganam, ela continua durante o ano todo, mas a sua prática não deve ter fim. Devemos buscar a dignidade, a vida e lutar por esse direito, pois muitos em nosso meio não o tem.

Um momento histórico para a Igreja é o Ano Santo da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco. Neste ano somos convidados a ser misericordiosos e a buscar a misericórdia de Deus. Na abertura da porta santa era proclamado: “Abri as portas da justiça, nelas entraremos para dar graças ao Senhor (cf. Sl 118,19)” e “Esta é a porta do Senhor: por ela entraremos para alcançar misericórdia e perdão”. Com estas exortações atravessamos a porta santa para buscar o Cristo misericordioso.

Podemos perceber que de igual maneira a CFE como o Ano Santo da Misericórdia, buscam a conversão do homem, mas ao mesmo tempo busca devolver e restaurar a sua dignidade. Ser misericordiosos como o Pai é muito mais que cumprir as obras de misericórdia corporais e espirituais, é abrir nosso coração, ver no irmão o seu sofrimento; muito mais que um pedaço de pão o ser humano muitas vezes precisa de um abraço, sentir o calor humano.