Blog

12/08/2022

A vocação é dom de Deus

Por Paulo Machado, Seminarista Paulino

 

Estamos vivenciando o mês de agosto, o qual para a Igreja no Brasil dedicamos às vocações. Vocação é um chamado de Deus a cada ser humano para uma missão particular que exige uma resposta concreta por parte daquele que é chamado. É oportuno nos perguntar: Qual minha vocação na Igreja e na sociedade? Quais são os dons que Deus me concedeu para usar a favor do próximo?

Em 1 Coríntios 12, 4-11, São Paulo nos diz que: “Existem diferentes dons, mas o Espírito é o mesmo. Existem diferentes ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Existem diferentes atividades, mas o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é concedida a manifestação do Espírito para o bem comum. Pois, por meio do Espírito, a um é dada uma palavra de sabedoria; e a outro uma palavra de ciência, segundo o mesmo Espírito. A outro ainda, é dada a fé, e a outro, os dons de cura no único Espírito. A outro, o poder de fazer milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, o dom de falar em línguas; a outro, o dom de interpretar as línguas. Mas é o único e mesmo Espírito que realiza todas essas coisas, distribuindo seus dons a cada um, conforme ele quer”. Há espaço para todos na Igreja de Jesus Cristo e não podemos deixar de desenvolver e usar os talentos e dons que Deus nos concedeu. Com coragem e audácia somos chamados a ser discípulos e missionários do Mestre, vivendo o compromisso de ser cristãos comprometidos com seu Reino.

O fundador da Família Paulina, o Pe. Alberione, ainda jovem, num momento de oração diante de Jesus eucarístico sentiu fortemente que precisava fazer algo pelas pessoas e deixou como herança uma grande família de congregações, institutos seculares e cooperadores. No início dessa família está a Congregação dos Paulinos, cuja missão é levar a Palavra de Deus a todos os cantos através dos meios de comunicação. Uma vocação especifica na Igreja, de extrema importância para sociedade e para os cristãos do mundo moderno.

A vocação é dom de Deus. Ele chama a todos constantemente e espera de nós uma resposta sincera e fiel. Há muitos modos de responder esse sim, entre eles, evangelizando na cultura da comunicação, como fazem os Paulinos. E você, já descobriu sua vocação? Já pensou em se consagrar a Deus para anunciar o evangelho? Venha conhecer os Paulinos e fazer parte desta bela missão de viver e anunciar Jesus na cultura da comunicação. Não tenha medo de dizer seu sim a Deus, pois o Mestre não nos abandona. E se Ele te chama é porque Ele tem um grande propósito na tua vida.

, , , , ,