Blog

25/03/2020

Maria da anunciação, Maria do sim!

Por Daniela dos Santos, INSA*

Maria do Sim! Maria que acolhe a proposta de Deus com a resposta de seu interior. A pequena e humilde, a piedosa e disponível  Maria acolhe a chegada de Deus em sua vida. Sabe que as maravilhas serão realizadas nela, sabe apesar de se considerar pequena  e humilde. Não sabe como se realizarão essas maravilhas. ”Olhou para a humildade de sua serva”. O Senhor pode fazer maravilhas somente quando o coração do homem se esvaziar e tornar-se como um coração de criança. Todos os que tem a pretensão de apresentar títulos de honra e dignidades nada poderá realizar. Deus escolhe a fraqueza para operar prodígios. Somente o coração que não vive do orgulho pode dizer como Maria da Anunciação: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Maria do sim é instrumento para a realização de coisas grandiosas. Há no mundo novo de Cristo uns membros privilegiados que com sua disponibilidade e pureza interior conseguem realizar  no mundo a vontade de Deus. Tanto o fato de Nossa Senhora ter merecido com suas preces a vinda do Messias, quando de ter ela recebido a fecundidade do Pai Eterno, podemos tirar lições para nossa vida espiritual.  Para isso, devemos primeiramente analisar a Santíssima Virgem no seu zelo pela causa de Deus. Na sua oração, ela decerto observava a situação de extrema miséria moral em que caíra o povo eleito e desejava ardentemente que Israel fosse reerguido a sua antiga condição. Considerava ainda a decadência da humanidade, sabendo melhor que ninguém quantas almas se perdiam naquela era pagã, e via satanás imperar sobre o mundo. Maria Santíssima fez, então, na terra, o papel de São Miguel no Céu: sua oração, pedindo que Deus viesse ao mundo, equivale ao Quis ut Deus? do Arcanjo. É ela que se levanta contra esse estado de coisas; só ela tem a súplica bastante poderosa para desferir um golpe que tudo transforma. Então, a plenitude dos tempos se encerra: Nosso Senhor Jesus Cristo nasce e toda a humanidade é reconstruída, regenerada, elevada e santificada. As almas começam a se salvar em profusão, as portas do céus se abrem, o inferno é esmagado, a morte é destruída, a Igreja Católica floresce sobre a face da Terra. E tudo com efeito da oração de Nossa Senhora.

Oração a Nossa Senhora da Anunciação

Todas as gerações vos proclamem bem aventurada ó Maria.

Vós acreditastes no anúncio do arcanjo Gabriel, e em vós se cumpriram as grandes coisas que

ele vos anunciara.

Todo o meu ser vos louve, ó Maria.

Tivestes fé na encarnação do Filho de Deus em vosso seio virginal, e assim vos tornastes Mãe

de Deus.

Raiou então o dia mais feliz da história humana.

A humanidade recebeu o Mestre divino, sacerdote único e eterno, vítima de propiciação e rei

universal.

A Fé é dom de Deus e raiz de todo bem.

Ó Maria, alcançai-nos uma fé viva, firme e ativa, fé que salva e santifica.

Fé na igreja, no Evangelho na vida Eterna.

Possamos meditar as palavras do vosso filho como as conservastes e meditastes no coração.

Que o Evangelho seja pregado a todos e seja acolhido com docilidade.

Que em Jesus Cristo todos se tornem filhos e filhas de Deus.

Amém!

 

Oração composta pelo Pe. Tiago Alberione

*Membro do instituto agregado aos Paulinos: Instituto de vida secular Nossa Senhora da Anunciação.