Blog

10/12/2018

É tempo de preparação para a vinda do Senhor

Por Pe. Roni Hernandes, ssp

Estamos nos aproximando da festa do Natal do Senhor, a segunda maior festa do calendário litúrgico. Neste momento, os nossos olhos se voltam para a contemplação e a celebração do nascimento do Messias. Ele é o verdadeiro luzeiro para a humanidade. Ele é o caminho para que em nossas famílias, em nossa sociedade, em nossas comunidades vivamos o amor, a reconciliação, a paz, a justiça e a esperança em nossos corações.

A preparação para a festa do Natal do Senhor é um momento oportuno para fazer uma revisão criteriosa da nossa vida, lançando luzes sobre o nosso modo de ser e viver a Palavra de Deus em meio às realidades que interpelam os nossos atos, as nossas ações. Lembremo-nos de que aquele que vem para fazer morada em nossas vidas, aquele que assume a humanidade com suas fragilidades e limitações, nos convida para caminhar com ele. Caminhar com Jesus significa, dentre outras coisas, fazer parte da sua vida. Isso exige de cada um nós mudança de vida.

Diante dessa caminhada de preparação rumo ao Natal de Jesus, podemos nos perguntar: O que significa a celebração do Natal de Jesus para mim? Quais esperanças sustentam o nosso dia a dia? O que esperamos? De quem esperamos? Esperamos, de verdade, um Messias que vem para ser o luzeiro de nossas vidas ou será que estamos colocando a nossa salvação nas coisas materiais? Que lugar Jesus, nosso salvador, ocupa em nossas vidas?

Examinemos com sinceridade, nossa vida, para aprendermos a rever nossas esperanças, purificar nossos sonhos e projetos, e tornar mais rica de sentido a nossa vida. Assim, seremos, com a graça de Deus, capazes de responder melhor ao amor de Deus presente no Verbo encarnado que se fez homem e habita entre nós (Jo 1,14), fortalecendo nossas esperanças e guiando-nos no caminho da paz e do amor.

Desejamos a todos uma boa preparação para a festa do Natal do Senhor; e que Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, nos ilumine, nos guie e nos acompanhe neste tempo de vigilância e de esperança.