Blog

04/07/2020

Eucaristia, Palavra e Visita Eucarística: Fundamentos espirituais da Vida Paulina

Por Pe. Mário Pizetta, ssp

Pe. Alberione deixou para seus filhos e ¬ filhas uma herança espiritual para sustentar o chamado e a missão. Três fontes inesgotáveis: luz, sabedoria e vida. Dessas fontes brotavam rios de água viva. Elas saciam a fome, a sede, e sustentam a missão: a Eucaristia, a Palavra e a Visita Eucarística. Três dimensões que estão profundamente interligadas e que, unidas, formam a base da vida consagrada paulina. Padre Alberione centraliza toda a sua dimensão espiritual em Cristo Mestre, Verdade, Caminho e Vida. Vejamos como eles são compreendidos.

a) A Eucaristia: Na Eucaristia encontramos Cristo Vida, por ser o alimento de todos os dias, por ser o centro de toda a vida dos ¬ filhos e ¬ filhas de Alberione. No caminho vocacional de Tiago Alberione, situamos os primeiros passos de sua vocação diante do Cristo Eucarístico. Da luz que veio desse encontro, sua grande experiência com Deus. Foi ali que encontrou inspiração para a família que iria dar à Igreja (AD 15-16). Cada chamado tem aquele momento especial de encontro com Deus. Aliás, aquele que tem esse encontro renasce para uma nova vida. O encontro com Deus é o grande impulso na vida de um vocacionado. Dessa experiência surge nova visão sobre a vida. O apóstolo Paulo, depois do encontro de Damasco, não foi mais o mesmo (cf. At 9,1ss; At 9, 22, 3ss). Assim também na vida de todos os grandes homens e mulheres que deixaram o seu contributo na evangelização. Tudo o que nasce da Eucaristia tem vida longa. O Vaticano II de¬fine a Eucaristia como “fonte e ápice de toda a vida cristã” (cf. LG 11). A Eucaristia é uma antecipação da grande liturgia celeste, quando Deus será tudo em todos (1Cor 15,28). A Eucaristia é o resumo e a suma de nossa fé (Cat. da Igreja católica, n. 1328). É o grande sinal deixado por Jesus para manifestar a sua vida, Paixão, Morte e Ressureição (cf. 1Cor 11,20). Foi por meio da fração do Pão que os discípulos reconheceram Jesus (cf. Mt 26,26; 1Cor 11,24). A Eucaristia é considerada ação de graças e louvor ao Pai, como memorial sacrifical de Cristo e de seu corpo e como presença de Cristo pelo poder de sua Palavra e de seu Espírito.
b) A Palavra: Na espiritualidade paulina, a Palavra é a Bíblia, a carta que Deus encaminhou aos homens e corresponde a Cristo Verdade. Nela cada um pode encontrar a revelação e manifestação do grande amor que Deus teve e tem para com a humanidade. Ali se encontram as mais ricas páginas de uma relação do Pai-Povo, Pai-¬ filhos, Pai- -História. Na Bíblia está a descrição do amor de Deus manifestado na obra da criação. Pe. Alberione descobriu a força dessa Palavra lendo e meditando as cartas de São Paulo, de modo especial a carta aos Romanos, por sua consistência, profundidade de doutrina. Mas é na carta aos Gálatas que Paulo confessa a sua grande transformação: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). A Palavra é “a alma de toda a oração e de todo o apostolado de um consagrado” (cf. Cat. Paulina, p. 339s). É a luz que ilumina o caminho do homem, “lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”. A Palavra nos revela o que Deus tem a falar, nos mostra como Deus agiu com os homens e como os homens reagiram com o Criador. Padre Alberione acolhendo São Paulo, como modelo de apóstolo, quer deixar claro o espirito missionário que envolve a missão paulina. Pe. Alberione destacava ainda a coragem do apóstolo para ir aos povos. Na leitura das cartas, sentimos quão grande era o amor de Paulo pelo Evangelho.
c) A Visita Eucarística ou adoração, é o grande momento na vida de todo ser humano. Representa a aceitação do convite de Jesus: “Vinde a mim, vós todos os que estais cansados sob o peso de vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28). A visita é uma pausa para melhor compreender os desafios da missão. No encontro com Jesus, fortalecemos as nossas energias, tão necessárias para a sustentação de nosso serviço. É o momento da intimidade com Deus. A Visita tem a ¬ finalidade de “iluminar, instruir, confortar e encorajar a todos” (cf. Livro das Orações, p. 80). É o momento de oração no qual procuramos vislumbrar em três etapas a espiritualidade paulina: Jesus Mestre, Verdade, Vida e Caminho. A visita é o encontro com a Palavra, na qual buscamos contemplar o que lemos; é o nosso momento de exame de consciência, quando examinamos nossa vida. Para Santo Afonso de Ligório, a visita é a oração mais importante de todos os exercícios espirituais (cf. Livro das Orações, p. 80). Na Visita, escutamos o que Deus tem a nos dizer e manifestamos também o que desejamos falar para Deus. A Visita Eucarística paulina possui três momentos: a) encontro com a Palavra; b) encontro consigo mesmo; e c) o encontro com Jesus Vida.