Blog

28/03/2016

“Fique conosco, Senhor, pois já é tarde e o dia está terminando” (Lc 24,29)

Por Centro Vocacional

Vocacionalmente falando, este guia bíblico fundamenta e dá sentido concreto à caminhada de todo aquele que se põe nos passos de Jesus. Os discípulos de Emaús fizeram a experiência de Jesus e quiseram permanecer no caminho, mas queriam que Jesus continuasse caminhando com eles: “Fique conosco, Senhor, pois já é tarde e o dia está terminando” (Lc 24,29). Eles descobriram que Jesus é aquele que traz alegria, ânimo, esperança para a caminhada do discipulado.

Os discípulos permanecem no caminho porque Jesus caminha com eles, solidarizando-se com os seus problemas e participando de suas lutas diárias. Jesus mostra o verdadeiro sentido da vida para os discípulos. É a partir daí que os discípulos encontram forças para permanecer no caminho com o Mestre. Jesus age da mesma forma com cada um de nós. Ele não nos deixa sozinhos, pelo contrário, torna-se nosso parceiro de caminhada.

O pedido dos discípulos de Emaús (“Fique conosco, Senhor”) deve servir de inspiração, motivação e iluminação para a nossa vocação. Peçamos a Jesus que fique conosco, não só como amigo, parceiro de caminhada, mas que também nos apresente a Sagrada Escritura. Que Ele fique conosco para nos ajudar na vivência da nossa vocação e missão, de discípulos e missionários do Senhor. Que Jesus nos ajude, para que, mesmo nos momentos turbulentos da vida, possamos permanecer firmes no caminho.