Blog

19/07/2016

Maria: o exemplo de seguidora fiel

Por Centro Vocacional

11111Durante toda a vida de Jesus é possível observar que a sua comunidade não se apresentava de modo sectário e apenas em torno dos doze discípulos, diversas passagens bíblicas remontam ao fato de que as mulheres também o seguiam (cf. At 1,21; Lc 8,1ss). Impossível de falar das mulheres da Bíblia sem citar nossa santa e terna Mãe, Maria, que desde o começo de sua missão antes mesmo da concepção de Jesus, já se apresentava como uma verdadeira seguidora fiel de seu Filho. Ela permitiu através de seu “sim” a ação do Espírito Santo, e com sua persistência e amor seguiu até o fim ao lado de seu amado Filho.

O amor filial de Maria assume uma perspectiva completamente nova dentro do Evangelho, tornando-a o melhor e maior exemplo de seguimento a Jesus, permanecendo ao seu lado até o derradeiro momento da cruz. Os sacrifícios, a dor e a humilhação daquele momento apenas realçam as características profundamente enraizadas em seu jeito de ser, não apenas como uma mãe que ama o filho, mas também como uma mulher com esperanças na humanidade. Em seu lugar sempre muito simples foi decisiva nos momentos mais importantes da vida de seu Filho, desde o acolhimento da proposta do anjo, passando pelas bodas e culminando com a sua paixão.

Maria nunca foi uma mulher comum, sempre esteve muito próxima à Trindade, e compartilhou a graça divina em todos os gestos, ações e momentos de sua vida. Assim nós também devemos nos inspirar no seu exemplo para sermos coerentes seguidores de Cristo com nossas vidas.