Blog

01/05/2015

Maria, Rainha dos Apóstolos

Por Pe. Roni Hernandes, Sacerdote Paulino e Animador Vocacional

“Maria, Rainha dos Apóstolos, ilumina e inspira as atividades apostólicas, e também ajuda-nos a compreender a nossa identidade, nossa razão de ser e de existir”

11111

Hoje, inicia-se o mês em que se celebra a Virgem Mãe de Deus e da Igreja. Viveremos com toda a Igreja, o mês Mariano. Neste tempo, voltemos nossos olhares para Maria, a Mãe de Jesus, ela que é para nós modelo de discípula, que pela sua fé aderiu ao plano de Deus, colaborando plenamente com a obra da redenção desde seu início, antes mesmo dos apóstolos. Há muito tempo que o mês de maio tem uma forte conotação mariana na vida espiritual do nosso povo católico. Neste período, milhares de comunidades se reúnem para celebrá-la.

Para nós, Padres e Irmãos Paulinos, o mês de maio é tempo de louvar a nossa Mãe, com o título de Maria, Rainha dos Apóstolos. A nossa devoção mariana está em plena sintonia com a missão que exercemos na Igreja com o apostolado da comunicação social. Maria, Rainha dos Apóstolos, ilumina e inspira as atividades apostólicas, e também ajuda-nos a compreender a nossa identidade, nossa razão de ser e de existir, isto é, de levar Cristo Mestre, Caminho, Verdade e Vida ao mundo, para que ele seja amado e querido por todos.

Maria, Rainha dos Apóstolos, caminha com os filhos de Alberione, orientando-os na vida e missão. Na visão do bem-aventurado Pe. Tiago Alberione, Maria, é Rainha dos Apóstolos porque é portadora do Cristo integral. Os demais apóstolos participam da mesma missão de Jesus e de Maria; porque ela é também Rainha dos Apóstolos. Para Alberione, Maria, é Rainha dos Apóstolos por três motivos: pela missão que exerceu como mãe e mulher; por ser a primeira apóstola entre os apóstolos; e pela encarregada de guiar todos na vida e missão.

Maria é a cheia de graça, é escolhida e querida por Deus para fazer parte de um lindo projeto – ser a mãe do chefe dos apóstolos. Toda a sua existência foi cumulada de graça divina. Em nossos dias, Maria, continua contribuindo para gerar Cristo no coração de muitas pessoas, principalmente no coração dos jovens. Ela trouxe Cristo ao mundo e continua alimentando a nossa Igreja, com a presença maravilhosa do seu filho Jesus.

No Evangelho de Lucas, Maria torna-se modelo de fé, a primeira a escutar o anúncio salvífico. Ela acreditou fielmente nesse anúncio, por isso, ela é a primeira discípula. Ela não só ouviu a Palavra de Deus, como também assumiu, com sua própria vida, a fidelidade ao chamado de Deus. Maria, Rainha dos Apóstolos, é conhecida também como a Mãe de todas as vocações. Nós, Paulinos, bebemos dessa espiritualidade, porque sabemos que é ela quem nos ajuda a sermos fieis à missão que nos confiada por Deus, para fazermos a diferença na Igreja.

Nutridos pelo amor de Maria, Rainha dos Apóstolos, continuamos oferecendo Jesus aos destinatários do nosso tempo, pela nossa missão. O que Maria, Rainha dos Apóstolos, nossa Mãe, Mestra e Rainha realizou como mãe, nós, Padres e Irmãos Paulinos, realizamos por meio da nossa fé, especialmente, pela missão, evangelizando com o apostolado da comunicação social, estando sempre a serviço do seu filho. Com ela, aprendemos a ser generosos no serviço e na doação a Jesus Cristo. Ela é, ainda, modelo de fé e nos convoca a sermos servos do Senhor.

Entretanto, Maria, Rainha dos Apóstolos, não é somente Rainha dos Apóstolos porque deu à luz o Verbo Encarnado, mas por toda a sua vida dedicada ao Filho e aos seus seguidores, os apóstolos. Ela cresceu como Mãe e Rainha e fez sua história com seu Filho, sendo humilde e simples. Assim, somos todos nós, padres, irmãos e vocacionados, convidados a caminhar com Maria. Peçamos a ela que nos acompanha, anime, encoraje e nos abençoe em nossa vida e missão.