Blog

07/04/2014

Os membros da comunidade da Cidade Paulina, participaram do retiro mensal orientado pelo Pe. Arno Brustolin.

Por Serviço de Animação Vocacional

Os membros da Comunidade da Cidade Paulina, São Paulo, participaram, na manhã de sábado, 5 de abril, do retiro mensal, orientado pelo Pe. Arno Brustolin.  Motivado pelas comemorações do  centenário de fundação da congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, Padre Arno iniciou o retiro falando sobre a importância de refletirmos sobre o projeto de vida deixado pelo Bem-aventurado, Pe. Tiago Alberione. É inadmissível não aproveitar esta ocasião para pensar um pouco sobre o carisma e a missão dos Paulinos, sobretudo pensar nas formas que estamos utilizando para nos aproximar dos destinatários do nosso tempo. Em seguida, Padre Arno falou sobre a importância do testemunho de vida dos primeiros Paulinos que chegaram ao Brasil no dia 31 de agosto de 1931. Foram eles que deram o pontapé inicial na missão dos Paulinos nesta terra. Eles estavam imbuídos pelo mesmo espírito de Alberione: “Se as pessoas não frequentam as igrejas, então vamos nós à sua procura nos locais de trabalho, de lazer, nas escolas, nos bate-papos, nas praças, em suas próprias casas”, disse Padre Arno.

O orientador também fez questão de recordar a todos que a missão dos Padres e Irmãos Paulinos se inspira na Palavra de Deus, como o apóstolo Paulo a entendia e vivia. Temos por missão específica a necessidade de levar o Evangelho a todas as pessoas do nosso tempo, evangelizando na cultura da comunicação: “Anunciem o Evangelho a toda criatura sem nenhuma reserva, a todos os povos da terra, a todas as raças, a todas as classes sociais, a todos os níveis culturais, nas cidades cheias de luz, nos escritórios luxuosos… A todos os homens e mulheres, para amá-los, para compreendê-los, para levar-lhes a luz e a paz, para que descubram a Cristo” (Pe. Tiago Alberione).

Padre Arno também fez questão de ressaltar que na história dos cem anos da congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, não se pode esquecer do empenho que se fez para oferecer uma Bíblia barata para o Povo de Deus. Pode faltar tudo para as pessoas, só não pode faltar a Palavra de Deus. Esse é um ideal que nos acompanha durante muitos anos e que deve continuar por toda vida. “Passamos por muitas dificuldades na congregação, mas nunca deixamos de produzir a Bíblia, e isso é sinal de que a mão de Deus sempre esteve sobre nós”, acrescentou Padre Arno. Quando mantemos firme o nosso propósito,  não nos decepcionamos na missão, pelo contrário, sempre vamos encontrar uma saída, uma resposta para os desafios que encontramos pelos caminhos da vida.

Por fim, depois de apresentar as devidas reflexões para o retiro, Padre Arno deixou alguns questionamentos para os membros da comunidade: como estamos vivendo a atualização do nosso carisma em nossos dias? Vimos que Alberione foi um homem que assumiu a missão com ousadia e fervor. Era uma pessoa que via longe. Será que nós  temos  a mesma ousadia e coragem que ele teve? Padre Alberione, fundador da Família Paulina, profeta e apóstolo dos meios de comunicação social a serviço do Evangelho, foi, antes de tudo e, sobretudo, um homem de Deus, dócil ao Espírito e fiel à missão que o Senhor havia lhe encarregado. Será que estamos sendo fieis à missão que Deus nos confiou? Nosso modo de evangelizar atende às necessidades dos destinatários do nosso tempo? Que estas perguntas possam nos motivar a manter sempre o foco central da nossa missão.