Blog

24/01/2019

Paulo , conversão que o levou para a missão

Por Felipe Borges, seminarista paulino

No dia 25 de janeiro, a Igreja celebra a conversão de um de seus maiores apóstolos: São Paulo. Somos chamados a contemplar a conversão deste santo e inspirados por ele partir sem medo para as “periferias existenciais” levando o Evangelho que salva e transforma a humanidade.

Saulo, como era chamado antes do encontro com Jesus, partiu, cheio de zelo pela sua fé, para perseguir aqueles que pregavam e seguiam “O Nazareno”. No caminho para Damasco, onde iria perseguir os cristãos “cai do cavalo”, ou seja, cai da prepotência e de tudo o que impedia ver a Luz. “Saulo se viu repentinamente cercado por uma luz que vinha do céu” (At 9,3). Logo após, confrontado diante de Jesus Verdade, se levanta de sua condição de pecador e recebe de um daqueles que teria perseguido a recuperação da vista, a capacidade de ver.

Depois de ver, Saulo passa a avaliar os fatos de sua vida até então, mas não parou por aí, começou a agir. E sem temor se tornou um fiel apóstolo de Jesus Cristo. O que nós conhecemos hoje do grande apóstolo é sinal de sua intimidade com Cristo e seu serviço aos irmãos, especialmente dos mais necessitados de conhecer a verdadeira Vida.

A exemplo de São Paulo saibamos nós também nos encontrarmos com Jesus, “cair do cavalo” de nossos egoísmos e comodismos, refletir a respeito da realidade à nossa volta e deixar-se, com a ajuda do Espírito Santo, ser novas criaturas que anunciam com a palavra e o exemplo Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

Neste ano vocacional da família Paulina, vamos dar sentido a nossa vocação, para que muitos se sintam também contagiados para o seguimento do Mestre e como Paulo possamos dizer: “Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé” (2 Tim 4,7)

Oração

Jesus, eu vos louvo porque destes a são Paulo um coração transbordante de amor a Deus e à Igreja. São Paulo, intercedei por mim ao Senhor, para que me conceda um desejo sempre mais intenso de entregar-me à missão de anunciar o Evangelho, através do apostolado da Comunicação Social, e mediante os meios de comunicação, a oração e o testemunho, eu possa partilhar do prêmio prometido aos apóstolos.

São Paulo apóstolo, rogai por nós!